Série Wolf Hall é a principal vencedora do BAFTA TV, o Emmy britânico

A minissérie de época “Wolf Hall”, sobre o reinado de Henrique XVIII, foi a principal vencedora do BAFTA TV 2016, premiação da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (ou BAFTA, na sigla em inglês) que equivale a um Emmy britânico.

Além de vencer o troféu de Melhor Série Britânica de Drama, a atração rendeu a seu protagonista, o ator Mark Rylance, que interpreta o político Thomas Cromwell, o prêmio de Melhor Ator Dramático. A vitória vem coroar o grande ano de Rylance, que também venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante de 2016 por “Ponte dos Espiões”.

Entre as comédias, a vencedora foi a estreante “Car Share”, que ainda rendeu a seu protagonista, Peter Kay, o troféu de Melhor Ator. Kay, por sinal, também produz, escreve e dirige a atação, que se passa basicamente no interior de um carro.

“This is England 90”, sobre a cena rave dos anos 1990, venceu como Melhor Minissérie, enquanto o prêmio do público (o troféu Radiotimes) foi para outra série de época, a aventura “Poldark”. Na categoria Internacional, o troféu foi para a comédia dramática americana “Transparent”, produção do serviço de streaming Amazon. Confira abaixo a lista dos principais premiados.

Vencedores do troféu BAFTA TV 2016

Melhor série dramática
“Wolf Hall”

Melhor Série de Comédia
“Car Share”

Melhor ator de drama
Mark Rylance, de “Wolf Hall”

Melhor Ator de Comédia
Peter Kay, de “Car Share”

Melhor atriz de Drama
Suranne Jones, de “Doctor Foster”

Melhor Atriz de Comédia
MICHAELA COEL, de “Chewing Gum”

Melhor ator coadjuvante
Tom Courtnay, de “Unforgotten”

Melhor atriz coadjuvante
Chanel Cresswell, de “This is England ’90”

Melhor minissérie
“This is England 90”

Melhor Série Internacional
“Transparent”

Prêmio do Público – Melhor Série
“Poldark”