Kristen Stewart vira “Rainha de Cannes”

Ao apresentar a programação do Festival de Cannes nesta quinta-feira (14/4), o diretor do evento, Thierry Fremaux, surpreendeu ao distinguir uma atriz entre as dezenas que participarão do tapete vermelho. Não foi […]

Ao apresentar a programação do Festival de Cannes nesta quinta-feira (14/4), o diretor do evento, Thierry Fremaux, surpreendeu ao distinguir uma atriz entre as dezenas que participarão do tapete vermelho. Não foi Juliete Binoche, que estrela “Ma Loute”, de Bruno Dumont, e já estampou um pôster do festival. Nem Julia Roberts, que participará pela primeira vez de Cannes, como integrante do elenco de “O Jogo do Dinheiro”. Fremaux chamou atenção para a presença de Kristen Stewart, a quem definiu como a “Rainha de Cannes”.

“Ela é de certa forma a Rainha de Cannes”, disse Fremaux, ao lembrar que a atriz estará presente em dois filmes do festival: em “Café Society”, de Woody Allen, selecionado como longa de abertura, e “Personal Shopper”, do francês Olivier Assayas, na disputa da Palma de Ouro.

Kristen Stewart já esteve em Cannes como integrante do elenco de “Na Estrada”, de Walter Salles, filme que disputou a Palma de Ouro em 2012. Mas se tornou especialmente querida pela crítica francesa ao se tornar a primeira americana da História a disputar e vencer o prêmio Cesar, o Oscar francês. Ela foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Acima das Nuvens”, de Assayas.

Mas a jovem americana de 26 anos não é a única atriz com dois filmes no festival deste ano. A francesa Marion Cotillard também aparece em duas produções. Mais que isso, seus dois longas fazem parte da mostra competitiva: “Juste la Fin du Monde”, de Xavier Dolan, e “Mal de Pierres”, de Nicole Garcia. A propósito, Marion Cotillard foi a segunda francesa da História premiada com o Oscar (que é o Oscar de verdade) de Melhor Atriz.