A Itaca Films divulgou dois pôsteres um novo trailer de “Desierto”, suspense estrelado por Gael Garcia Bernal (atualmente em cartaz em “Zoom”), que usa um discurso duro de Donald Trump, candidato à presidência dos EUA, contra os imigrantes mexicanos. Enquanto se ouve o político falar mal do povo mexicano, as imagens mostram “ilegales” atravessando o deserto para tentar a vida nos EUA, demonstrando sua fé e vontade de prosperar, até que viram alvos de um cowboy psicopata, que busca abatê-los com um rifle. Ao final, o vídeo alerta: “As palavras são tão perigosas quanto balas”.
Dirigido por Jonás Cuarón, roteirista de “Gravidade” (2013) e filho do cineasta vencedor do Oscar Alfonso Cuarón, o filme faz uma analogia entre o personagem de Bernal e o Moisés que busca a terra prometida. No caso, Moisés é um imigrante mexicano, que atravessa o deserto que separa seu país dos EUA na companhia de outros retirantes, com a esperança de uma vida melhor. Mas o que lhes espera no meio do caminho é um psicopata racista com chapéu de cowboy, armado com um rifle e acompanhado por um cachorro treinado para matar.
Jeffrey Dean Morgan (o Negan da série “The Walking Dead”), único americano do elenco, vive o assassino. Entre os demais atores mexicanos, estão Diego Cataño (“Selvagens”), Marco Pérez (“Amores Brutos”) e a estreante Alondra Hidalgo.
O filme estreia em 15 de abril no México, e ainda não tem previsão de lançamento nem no Brasil nem nos EUA.