Sacha Baron Cohen driblou segurança do Oscar para aparecer como Ali G

Um dos momentos mais engraçados do Oscar 2016 não estava no roteiro oficial. Em entrevista ao programa Good Morning Britain, da rede britânica ITV, o ator Sacha Baron Cohen revelou que sua […]

Um dos momentos mais engraçados do Oscar 2016 não estava no roteiro oficial. Em entrevista ao programa Good Morning Britain, da rede britânica ITV, o ator Sacha Baron Cohen revelou que sua participação como Ali G, seu personagem “negro”, visto em “Ali G Indahouse: O Filme” (2002), foi sua iniciativa exclusiva.

Ele contou que tinha sido proibido de se desviar do roteiro. E que a segurança estava de olho em seus movimentos, após sua participação caótica em 2012, quando foi barrado já no tapete vermelho, ao comparecer ao evento como seu personagem no filme “O Ditador” e despejar, sobre Ryan Secrest, uma urna cheia de pó, que ele afirmava ser as cinzas de Kim Jong-il.

Mas ele tinha um plano. E, com a ajuda da esposa, a atriz Isla Fisher, conseguiu se infiltrar na cerimônia como Ali G, “apenas outro apresentador negro simbólico”.

“A verdade é que tive que me esgueirar, porque a turma do Oscar mostrou meu lugar e pediu para eu não fazer nada além do combinado. Eles queriam que eu me apresentasse de cara limpa”, contou Cohen. “Mas minha mulher conseguiu esconder a barba do Ali G no banheiro de deficientes e eu dei um jeito”.

Isla Fisher contou que o casal precisou se trancar no banheiro por 40 minutos para preparar toda a fantasia de Ali G. Como desculpa, ela disse que o marido estava com uma infecção alimentar.

“Quer dizer, eu cheguei a me preocupar com como eles reagiriam à primeira piada”, disse o comediante. “Mas eu encontrei com Chris Rock no caminho e contei a piada para ele, que reagiu positivamente, então não tive dúvidas”.

Ao contrário da reação causada em 2012, desta vez a performance de Cohen como Ali G parecia integrada ao evento, e a grande maioria dos espectadores acreditou que se tratava de uma aparição prevista, como uma maneira de alimentar o debate sobre a diversidade racial que tomou conta da cerimônia. Além disso, ele não explorou a oportunidade para promover seu novo filme, “Irmão de Espião”, como na época de “O Ditador”. Confira a performance abaixo.