Filme Alemão vai virar minissérie com 35 minutos de cenas inéditas

O vibrante thriller policial “Alemão” vai virar minissérie. O diretor José Eduardo Belmonte estendeu a obra por quatro capítulos, com 35 minutos inéditos, que incluem registros documentais para esticar a trama, além […]

O vibrante thriller policial “Alemão” vai virar minissérie. O diretor José Eduardo Belmonte estendeu a obra por quatro capítulos, com 35 minutos inéditos, que incluem registros documentais para esticar a trama, além de cenas exclusivas com a atriz Mariana Nunes, criadas para a TV, além da incorporação de Eucir de Souza e Erom Cordeiro, que não participaram do filme.

Segundo o jornal O Globo, a maior parte do trabalho coube ao montador Bruno Lasevicius, que peneirou mais de 50 horas de reportagens gravadas pelas câmeras da rede Globo sobre a ocupação do Complexo do Alemão, no final de 2010. “O material jornalístico muitas vezes superava até a ficção, ficaria inverossímil se a gente tentasse reproduzir aquilo tudo”, disse Belmonte à publicação.

Para se diferenciar do filme, a minissérie ganhou um subtítulo, “Os Dois Lados do Complexo”, mas a trama mantém o fio narrativo exibido nos cinemas. Tudo gira em torno de cinco policiais infiltrados no morro, que tem a identidade revelada e se vêem cercados por traficantes, enquanto forças de segurança estão prestes a entrar na comunidade. No elenco, estão Antonio Fagundes, Cauã Reymond, Caio Blat, Otávio Müller, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Jr. e Milhem Cortaz.

A estreia estreia na terça, dia 12 de janeiro, às 23h05m na Rede Globo.

Não é a primeira vez que a Globo investe na mescla entre ficção e realidade a partir de um longa-metragem de sucesso. No ano passado, o canal percorreu o mesmo caminho ao exibir “Tim Maia”, misturando trechos do filme de Mauro Lima e entrevistas com os personagens retratados na cinebiografia do cantor e compositor. Na ocasião, o canal foi acusado de manipular a história do filme para mostrar Roberto Carlos sob uma luz mais positiva que a apresentada no cinema. Tanto “Alemão” quanto “Tim Maia” foram produzidos pela RT Features, produtora de Rodrigo Teixeira.