Os críticos de Nova York elegeram o romance lésbico “Carol” como o Melhor Filme de 2015. A votação anual do New York Film Critics Circle também deu ao filme de Todd Haynes o reconhecimento nas categorias de Melhor Direção, Roteiro e Fotografia. Mas, curiosamente, suas intérpretes Cate Blanchett e Rooney Mara foram preteridas na lista das melhores interpretações.
Pelo desempenho no drama de denúncia “Spotlight”, Michael Keaton foi considerado Melhor Ator, enquanto Saoirse Ronan venceu como Melhor Atriz pelo romance “Brooklyn”. Entre os coadjuvantes, Kristen Stewart bisou seu feito histórico no César (primeira atriz americana premiada no “Oscar francês”) e venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Acima das Nuvens”, e Mark Rylance foi considerado o Melhor Ator Coadjuvante por “Ponte dos Espiões”.
Lançado em 2014, “Timbuktu” surpreendeu ao se impor como Melhor Filme Estrangeiro. Mas o favorito deste ano, o húngaro “O Filho de Saul”, não ficou de mãos vazias, recebendo o troféu de Melhor Filme de Diretor Estreante.
Por fim, “Divertida Mente” confirmou seu favoritismo como Melhor Animação e “In Jackson Heights”, sobre uma comunidade de imigrantes no Queens, viu o bairrismo ajudar a se destacar como Melhor Documentário.
[symple_divider style=”dashed” margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]
VENCEDORES DO PRÊMIO DOS CRÍTICOS DE NOVA YORK
[symple_column size=”one-half” position=”first” fade_in=”false”]
Melhor Filme
Carol
Melhor Direção
Todd Haynes, por Carol
Melhor Ator
Michael Keaton, por Spotlight
Melhor Atriz
Saoirse Ronan, por Brooklyn
Melhor Ator Coadjuvante
Mark Rylance, por Ponte dos Espiões
Melhor Atriz Coadjuvante
Kristen Stewart, por Acima das Nuvens
[/symple_column]
[symple_column size=”one-half” position=”last” fade_in=”false”]
Melhor Roteiro
Phyllis Nagy, por Carol
Melhor Direção de Fotografia
Edward Lachman, por Carol
Melhor Animação
Divertida Mente
Melhor Filme Estrangeiro
Timbuktu
Melhor Filme de Diretor Estreante
O Filho de Saul
Melhor Documentário
In Jackson Heights
[/symple_column]