2015 foi o ano que mais exibiu séries em todos os tempos

Há alguns meses, o CEO do canal pago FX, John Landgraf, deu o que falar quando decretou que “Há simplesmente televisão demais”. Pois seu canal fez uma pesquisa que comprovou a tese. […]

Há alguns meses, o CEO do canal pago FX, John Landgraf, deu o que falar quando decretou que “Há simplesmente televisão demais”. Pois seu canal fez uma pesquisa que comprovou a tese. Segundo a pesquisa, nunca se exibiu tantas séries antes na TV americana.

Ao todo, foram 409 atrações, entre minisséries, séries dramáticas e comédias, produzidas para a TV aberta, TV paga e serviços de streaming em 2015. Este número representa um acréscimo de 9% em relação a 2014 (409 x 376) e um aumento de quase 100% em relação ao final da década passada (409 x 211 em 2009).

Para a responsável pela pesquisa, Julie Piepenkotter, essa estatística é “impressionante e quase inimaginável há uma década”. E comprovam que a sensação de cada vez há mais séries não é apenas uma impressão.

Vale notar que esses números não incluem reality shows, telefilmes, especiais, noticiários, programas esportivos nem infantis.

Em seu famoso desabafo, durante um painel patrocinado pela TCA (Associação dos Críticos de Televisão dos EUA), Landgraf previu que, já na próxima temporada, as séries de TV atingirão o pico de saturação, levando a um declínio inevitável.

“Há muita concorrência… É difícil encontrar bons programas… Acredito que será impossível manter um nível de qualidade”, ele proclamou.

Os números parecem apontar realmente nesta direção.