Filha de Van Helsing será protagonista de série apocalíptica de vampiros

O canal pago americano Syfy anunciou a produção da série “Van Helsing”, que vai acompanhar a filha do lendário caçador de monstros Abraham Van Helsing, criado por Bram Stoker em seu célebre […]

O canal pago americano Syfy anunciou a produção da série “Van Helsing”, que vai acompanhar a filha do lendário caçador de monstros Abraham Van Helsing, criado por Bram Stoker em seu célebre romance gótico “Drácula”, de 1897.

A série foi desenvolvida pelo cineasta Neil LaBute (“Morte no Funeral”), que já tem experiência (negativa) com personagens do universo gótico popularizados pelo estúdio Hammer. Ele foi responsável por “O Sacrifício” (2006), remake do terror clássico “O Homem de Palha” (1973), que marcou o início da decadência do ator Nicolas Cage. Sem abandonar a carreira no cinema, LaBute tem se aventurado pelas séries nos últimos anos, tendo escrito cinco episódios do western “Hell on Wheels” e criado a comédia “Billy & Billie”.

“Van Helsing” terá uma 1ª temporada de 13 episódios produzida pela Nomadic Pictures, produtora responsável por “Fargo” e “Hell on Wheels”. As gravações vão começar em janeiro para uma estreia na próxima temporada de outono (entre setembro e novembro) nos EUA. Mas o SyFy já divulgou uma arte da produção (confira abaixo).

A trama vai acompanhar Vanessa Van Helsing, que é ressuscitada em 2020 e descobre que os vampiros tomaram conta do planeta — e que ela possui um poder único sobre eles. Assim, a herdeira de Van Helsing se torna a última esperança da humanidade para recuperar o mundo destes seres sanguinários.

“Van Helsing reimagina a história clássica de uma forma cativamente, trazendo uma heroína complexa e corajosa como destaque”, pontuou Chris Regina, vice-presidente de Estratégias de Programa do Syfy, apontando que a emissora vai seguir a tendência das novas produções estreladas por mulheres fortes em 2015, casos de “Supergirl”, “Quantico” e “Blindspot”, por exemplo.

De todo modo, a premissa lembra filmes B recentes, como “2019 – O Ano da Extinção” (2009) e “Padre” (2011). Mas também pode ser resumida como “Dominion” com vampiros, em referência à série de anjos apocalípticos recentemente cancelada pelo SyFy.

A produção tampouco inova ao escolher como protagonista uma herdeira do famoso matador de vampiros. A Marvel introduziu Rachel Van Helsing, bisneta do caçador de monstros, em 1972, nos quadrinhos de “A Tumba do Drácula”, que também revelaram o personagem Blade. No mesmo ano, a Hammer lançou o filme “Drácula no Mundo da Minissaia” (1972), que trouxe o vampiro para os “dias de hoje” e mostrou os descendentes de seu maior inimigo, entre eles a jovem Jessica Van Helsing (Stephanie Beacham, na foto que abre o post).