“Avatar 2” bate recorde de indicações a prêmio de efeitos especiais

O Sindicato dos Técnicos de Efeitos Especiais de Hollywood (Visual Effects Society, em inglês) divulgou a lista das produções indicadas para sua premiação anual, o VES Awards. E como já era esperado, […]

Divulgação/20th Century Studios

O Sindicato dos Técnicos de Efeitos Especiais de Hollywood (Visual Effects Society, em inglês) divulgou a lista das produções indicadas para sua premiação anual, o VES Awards. E como já era esperado, o filme “Avatar: O Caminho da Água” dominou a lista, com um total de 14 indicações.

Com isso, o filme de James Cameron quebrou o recorde do maior número de indicações já recebida por uma produção no VES Awards, que antes pertencia à série “The Mandalorian”, com 13. Também é um número maior do que o recebido pelo primeiro “Avatar” (2009), indicado a 11 prêmios.

Entre as animações, “Pinóquio por Guillermo del Toro” foi a mais lembrada com cinco indicações. Já nas séries, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” liderou a lista com sete menções.

Outras produções que se destacaram foram as animações “Mundo Estranho”, indicada em quatro categorias, e “Red: Crescer é uma Fera”, empatada com a aventura “Top Gun: Maverick” com três indicações.

“Estamos honrados em continuar iluminando a notável arte e inovação dos efeitos visuais”, disse a presidente do VES, Lisa Cooke, em comunicado. “Em todos os nossos indicados, vemos o melhor trabalho da categoria que eleva a arte de contar histórias e exemplifica o espírito de adaptação e engenhosidade – talentos que mantiveram o público envolvido e animado, agora mais do que nunca.”

Os vencedores do 21º VES Awards serão anunciados durante uma cerimônia no hotel Beverly Hilton (onde acontece o Globo de Ouro), em Los Angeles, em 15 de fevereiro.

Confira abaixo a lista completa dos indicados.

Melhores Efeitos Visuais em Filme
“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Batman”
“Jurassic World: Domínio”
“Top Gun: Maverick”

Melhores Efeitos Visuais de Apoio em Filme
“Agente Oculto”
“I Wanna Dance With Somebody: A História de Whitney Houston”
“Morte no Nilo”
“O Pálido Olho Azul”
“Os Fabelmans”
“Treze Vidas: O Resgate”

Melhores Efeitos Visuais em Animação
“Pinóquio por Guillermo del Toro”
“Mad God”
“Mundo Estranho”
“Os Caras Malvados”
“A Fera do Mar”
“Red: Crescer é uma Fera”

Melhores Efeitos Visuais em Série
“A Casa do Dragão”
“Planeta Pré-Histórico”
“Stranger Things”
“The Boys”
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”

Melhores Efeitos Visuais de Apoio em Série
“Cinco Dias no Hospital Memorial”
“See”
“Ruptura”
“The Old Man”
“Vikings: Valhalla”

Melhores Efeitos Visuais em Projeto de Tempo Real
“God of War: Ragnarok”
“Gotham Knights”
“The Quarry”
“The Callisto Protocol”
“The Last of Us Part I”

Melhores Efeitos Visuais em Comercial
“B&Q; Flip”
“Frito-Lay; Push It”
“Ladbrokes; Rocky”
“Minions 2: A Origem de Gru”
“Virgin Media; Highland Rider”

Melhores Efeitos Visuais em Projeto de Local Especial
“ABBA: Voyage”
“Avengers: Quantum Encounter”
“Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind”
“Jumanji: The Adventure”
“Star Wars: Galactic Star Cruiser”
“Stranger Things: The Experience”

Melhor Personagem Animado em Filme
João Honesto, “Pinóquio”
Kiri, “Avatar: O Caminho da Água”
Leão, “A Fera”
Porco, “Terra dos Sonhos”

Melhor Personagem Animado em Animação
Geppetto, “Pinóquio por Guillermo del Toro”
Panda Mei, “Red: Crescer é uma Fera”
Pinocchio, “Pinóquio por Guillermo del Toro”
Splat, “Mundo Estranho”

Melhor Personagem Animado em Série, Comercial ou Projeto em Tempo Real
Mulher-Hulk, “Mulher-Hulk: Defensora de Heróis”
Sam, “Skull & Bones”
Jacob Lee, “The Callisto Protocol”
Pogo, “The Umbrella Academy”

Melhor Ambiente Criado em Filme
“Avatar: O Caminho da Água”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Jurassic World: Domínio”
“Terra dos Sonhos”

Melhor Ambiente Criado em Animação
“Pinóquio por Guillermo del Toro”
“Lightyear”
“Mundo Estranho”
“A Fera do Mar”
“Wendell & Wild”

Melhor Ambiente Criado em Série, Comercial ou Projeto de Tempo Real
“Andor”
“O Livro de Boba Fett”
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”

Melhor Fotografia Virtual em Projeto de CG
“ABBA: Voyage”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Planeta Pré-Histórico”
“Batman”

Melhor Modelo em Filme ou Animação
“A Fera do Mar”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Top Gun: Maverick”
“Wendell & Wild”

Melhor Simulação de Efeitos em Filme
“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Pantera Negra: Wakanda para Sempre”
“Avatar: O Caminho da Água”

Melhor Simulação de Efeitos em Animação
“A Fera do Mar”
“Gato de Botas 2: O Último Pedido”
“Lightyear”
“Mundo Estranho”

Melhor Simulação de Efeitos em Série, Comercial ou Projeto em Tempo Real
“O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro”
“Stranger Things”
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”

Melhor Composição e Iluminação em Filme
“Avatar: O Caminho da Água”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Batman”
“Top Gun: Maverick”

Melhor Composição e Iluminação em Série
“A Casa do Dragão”
“Love, Death and Robots”
“O Livro de Boba Fett”
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”

Melhor Composição e Iluminação em Comercial
Cartier, “Tank”
Ladbrokes, “Rocky”
Samsung, “Playtime is Over”
Samsung, “The Spider and the Window”

Melhores Efeitos Práticos em Filme, Animação ou Série
“Avatar: O Caminho da Água”
“Mad God”
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”
“ Adão Negro”

Melhores Efeitos Práticos em Filme Estudantil
“A Calling. From the Desert to the Sea”
“Boom”
“Macula”
“Maronii”

Prêmio Tecnologia Emergente
“Avatar: O Caminho da Água” (Depth Comp)
“Avatar: O Caminho da Água” (Facial System)
“Avatar: O Caminho da Água” (Water Toolset)
“Pinóquio por Guillermo del Toro” (armadura de metal impressa em 3D)
“Red: Crescer é uma Fera” (Profile Mover and CurveNets)

Prêmio Winsor McKay
Pete Docter
Evelyn Lambart
Craig McCracken

Prêmio Ub Iwerks
Visual Effects Reference Platform

Prêmio Certificado de Mérito
John Omohundro