
Divulgação/France 3 Cinema
Festival de Cinema Francês traz filme premiado em Cannes e Isabelle Huppert
Mostra reúne 21 filmes, incluindo novo drama de Ryusuke Hamaguchi e nova versão de O Fantasma da Ópera
Premiados e estrelas do cinema francês
O Festival de Cinema Francês do Brasil, conhecido durante 15 edições como Festival Varilux, começa nesta quinta-feira (29/10) em mais de 50 cidades brasileiras, com 21 filmes. Entre os destaques da programação estão “O Sentido da Vida”, drama de Ryusuke Hamaguchi premiado no Festival de Cannes, e “A Ilustre Desconhecida”, comédia estrelada por Isabelle Huppert. Em sua 17ª edição, o evento mantém a produtora Bonfilm na organização e a Varilux como patrocinadora master, apesar da mudança de nome adotada no ano passado.
O drama premiado de Ryusuke Hamaguchi
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional por “Drive My Car” (2021), o cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi dirige “O Sentido da Vida”, sua primeira produção falada majoritariamente em francês. O longa de três horas e 15 minutos acompanha Marie-Lou (Virginie Efira), diretora de uma instituição para idosos que tenta implantar um modelo de atendimento baseado na escuta e na dignidade dos residentes, apesar da resistência dos funcionários. Sua vida muda ao conhecer Mari (Tao Okamoto), diretora teatral japonesa que enfrenta um câncer. A amizade entre as duas transforma a maneira como encaram a doença, os cuidados e a própria existência.
O filme conquistou um prêmio dividido entre suas duas protagonistas no Festival de Cannes de 2026. Hamaguchi já havia sido premiado no evento pelo roteiro de “Drive My Car”, além de conquistar o Grande Prêmio do Júri de Berlim por “Roda do Destino” (2021) e o Leão de Prata em Veneza por “O Mal Não Existe” (2023). Em São Paulo, “O Sentido da Vida” tem sessões nesta quinta-feira às 19h55 no Cinesystem Belas Artes Frei Caneca e às 20h15 no Espaço Petrobras de Cinema.
Isabelle Huppert sonha com o estrelato
Em “A Ilustre Desconhecida”, Isabelle Huppert interpreta Corinne Maclou, uma figurante que passa de filmagem em filmagem na esperança de conseguir um papel de destaque. A oportunidade parece surgir quando ela conhece uma atriz famosa, interpretada por Sandrine Kiberlain, que aparece como ela mesma.
Dirigida por Marc Fitoussi, a comédia leva a protagonista a acreditar que finalmente conseguirá deixar o anonimato, mas a relação entre as duas toma rumos inesperados.
História e política
A seleção aborda episódios históricos em “De Gaulle: A França Livre”, produção de Antonin Baudry dividida em dois longas. Simon Abkarian interpreta Charles de Gaulle durante a 2ª Guerra Mundial, quando o general se refugiou em Londres para organizar a resistência francesa à ocupação nazista. Os filmes acompanham a formação da França Livre e os conflitos políticos e militares que marcaram a atuação do futuro presidente.
A política também marca “Júpiter”, thriller de Alexandre Smia exibido no Festival de Veneza, em que Denis Ménochet interpreta um presidente francês recém-eleito que precisa decidir como responder a um ultimato nuclear russo.
Médium, fantasma e sereia
Outro destaque é “O Beijo Elétrico”, de Pierre Salvadori, exibido na abertura do Festival de Cannes de 2026. Ambientado em Paris, em 1928, o filme acompanha um pintor (Pio Marmaï) que perdeu a inspiração após a morte da esposa e tenta estabelecer contato com ela por intermédio de uma vidente. A suposta médium é, na realidade, uma golpista (Anaïs Demoustier) que aproveita a chance para enganá-lo. O relacionamento se complica quando ela se apaixona pelo próprio cliente.
A programação também apresenta uma nova versão de “O Fantasma da Ópera”, dirigida por Alexandre Castagnetti, com Deva Cassel, filha de Monica Bellucci e Vincent Cassel, ao lado de Romain Duris. Já “Victor, como Hugo”, de Pascal Bonitzer, traz Fabrice Luchini como um ator que vive de interpretar textos de Victor Hugo e precisa enfrentar o reencontro com a filha que abandonou.
Já “Minha Vida de Sereia”, de Pauline Brunner e Marion Verlé, acompanha uma mulher recém-divorciada que conhece uma profissional que trabalha fantasiada de sereia.
Festival inclui clássicos
A programação se completa com dois clássicos: “A Grande Escapada” (1966), comédia de Gérard Oury estrelada por Louis de Funès e Bourvil, e a animação “O Rei e o Pássaro” (1980), de Paul Grimault, inspirada num conto de Hans Christian Andersen.
Quanto custa e onde ver?
Os ingressos seguem os preços de cada cinema, com entradas inteiras a partir de R$ 20. A programação completa, com horários, classificação indicativa e endereços, está disponível no site oficial festivalcinefrances.com.br.