
Divulgação/SBT
Carlos Alberto de Nóbrega passará por cirurgia para implantar marcapasso
Apresentador de 90 anos contraiu vírus que agravou insuficiência cardíaca e provocou arritmias. Procedimento está marcado para segunda-feira
O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, de 90 anos, passará por uma cirurgia cardíaca na segunda-feira (19/10) para implantar um marcapasso. O humorista está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após contrair uma infecção viral que agravou um quadro preexistente de insuficiência cardíaca.
Cirurgia confirmada pelo SBT
A necessidade do procedimento foi confirmada neste sábado (17/10) pela assessoria do SBT. Segundo a emissora, Carlos Alberto desenvolveu bradicardia, caracterizada pela redução da frequência cardíaca, e outras arritmias após uma infecção pelo vírus Coxsackie. Apesar das complicações que motivaram a cirurgia, o apresentador permanece estável e sem intercorrências.
O que provocou a internação?
Carlos Alberto foi internado na sexta-feira (16/10), depois de apresentar episódios persistentes de cansaço, fadiga e indisposição durante os últimos meses. Inicialmente, os sintomas foram associados à idade e a problemas de saúde anteriores, mas exames levantaram a suspeita de uma infecção viral. O diagnóstico de Coxsackie foi posteriormente confirmado.
A investigação médica é conduzida pelas equipes do cardiologista Roberto Kalil Filho e do infectologista David Uip. Segundo a esposa do apresentador, a médica Renata Domingues de Nóbrega, a infecção descompensou a insuficiência cardíaca que ele já apresentava, causando alterações no ritmo do coração que exigiram a indicação do marcapasso.
Qual é o estado de saúde do apresentador?
Renata informou inicialmente à CNN Brasil que o marido estava internado na unidade semi-intensiva e que a cirurgia seria realizada nos próximos três dias. “Ele está internado na semi-intensiva, estável, orientado, lúcido e sem complicações”, declarou. Posteriormente, o SBT confirmou que o procedimento está previsto para segunda-feira.
O vírus Coxsackie pertence ao grupo dos enterovírus e pode causar diferentes manifestações clínicas. Embora muitas infecções provoquem sintomas leves, alguns casos podem atingir o músculo cardíaco, desencadeando inflamações e alterações no funcionamento do coração.
Ao explicar por que decidiu investigar os sintomas persistentes, Renata alertou para o risco de atribuir qualquer alteração na saúde de pessoas idosas ao envelhecimento. A médica também apresentou resultados sugestivos de infecção pelo mesmo vírus e destacou a importância de procurar atendimento quando há mudanças prolongadas no estado habitual de saúde.
Segunda internação em 2026
Carlos Alberto já havia sido internado no Sírio-Libanês em março, após apresentar pressão alta. Durante os exames, os médicos identificaram uma pneumonia leve, que exigiu tratamento hospitalar. Ele recebeu alta no dia 11 de março, às vésperas de completar 90 anos.
O humorista comanda “A Praça É Nossa” no SBT desde 1987, quando levou para a emissora o formato criado por seu pai, Manoel de Nóbrega. O programa permanece como uma das atrações mais antigas da televisão brasileira, com quase quatro décadas de exibição no canal.