
Saiba quais são as cenas inéditas de Vingadores: Ultimato – Encore
Relançamento acrescenta cerca de quatro minutos com Loki, Hulk, TVA e Doutor Destino para preparar o próximo filme dos Vingadores
Quatro cenas mudam o final
“Vingadores: Ultimato – Encore” voltou aos cinemas com quatro sequências inéditas que transformam o encerramento de 2019 numa preparação direta para “Vingadores: Doutor Destino”. Não são cenas deletadas recuperadas do filme original. Os cerca de quatro minutos foram rodados pelos irmãos Anthony e Joe Russo durante a produção do novo longa e trazem Loki, Bruce Banner, a TVA e o Doutor Destino de Robert Downey Jr. A partir daqui, o texto contém spoilers completos.
O que Loki quer com Steve e Peggy?
A primeira mudança ocorre antes mesmo dos créditos. O final original mostrava Steve Rogers (Chris Evans) finalmente dançando com Peggy Carter (Hayley Atwell) depois de voltar ao passado. Em “Encore”, a cena continua. Alguém bate à porta, Steve se esconde e Peggy vai atender. É Loki (Tom Hiddleston), já em sua fase ligada à Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês).
Peggy pergunta se pode ajudá-lo. Loki responde que não, mas que ele pode ajudar “os dois”. Steve então aparece e fica diante do antigo adversário. Anthony Russo explicou numa sessão em Nova York que é justamente nesse momento que “‘Doutor Destino’ nasce”, indicando que a visita de Loki terá papel importante no começo do próximo filme.
Doutor Destino “coleta” Hulk
A segunda sequência avança para depois dos acontecimentos de “Homem-Aranha: Um Novo Dia”. Bruce Banner (Mark Ruffalo), agora mais velho e barbado, aparece isolado numa instalação militar subterrânea. Ele grava um diário em vídeo e conta que sofreu seu primeiro “incidente” como Hulk em mais de uma década.
Banner explica que se colocou em confinamento e trabalha numa forma de suprimir a radiação gama para evitar outra transformação. Ele acredita estar num local de onde Hulk não pode sair e onde ninguém consegue entrar. As luzes, porém, começam a falhar e uma energia verde invade a instalação.
Doutor Destino não aparece claramente diante da câmera, mas a voz de Robert Downey Jr. chama pelo cientista. Quando Banner pergunta o que ele quer, o vilão responde: “Vim coletá-lo”. Hulk ruge, a câmera cai e símbolos verdes aparecem no chão. Quando a imagem se estabiliza, os dois desapareceram.
TVA descobre milhares de incursões
Outra cena retorna à TVA de “Loki”. Mobius (Owen Wilson), Ouroboros (Ke Huy Quan) e outros funcionários acompanham uma incursão entre duas realidades. Uma delas é a Terra-10005, designação do universo dos filmes dos “X-Men” produzidos pela Fox. A outra aparece identificada como Terra-1127.
Os dois mundos já sabem que estão prestes a colidir e chegam a disparar armas um contra o outro numa tentativa de destruir a realidade adversária antes que a incursão elimine ambas.
O problema então se multiplica. Os monitores começam a registrar novas incursões por todo o multiverso. O número chega a 300 e rapidamente salta para 3 mil. Diante da escala da catástrofe, Ouroboros conclui que o multiverso está entrando em colapso.
Doutor Destino toma lugar de Tony Stark
A última novidade aparece no encerramento dos créditos e mexe diretamente com uma das homenagens mais conhecidas de “Ultimato”. O filme de 2019 terminava com o som do martelo de Tony Stark construindo sua primeira armadura em “Homem de Ferro” (2008).
“Encore” mantém as batidas, mas agora acrescenta imagens. A cada golpe, aparecem flashes de Doutor Destino trabalhando no metal de sua própria máscara. Primeiro surge a forja, depois a peça saindo do fogo e finalmente o rosto metálico do vilão.
A brincadeira tem peso adicional porque Tony Stark e Victor von Doom são interpretados por Robert Downey Jr. O som que encerrava a Saga do Infinito como homenagem ao Homem de Ferro passa a apresentar seu novo personagem como centro da próxima crise dos Vingadores.
Nem toda sessão mostra as quatro cenas
Há uma diferença importante entre as cópias. As sessões comuns de “Vingadores: Ultimato – Encore” incluem uma introdução de aproximadamente um minuto com Robert Downey Jr. e Chris Evans, a extensão do final com Loki e a breve sequência de Doutor Destino forjando a máscara.
As duas cenas maiores, com Bruce Banner e com a AVT, fazem parte do material adicional das salas certificadas no formato Infinity Vision. Segundo as durações registradas pelo British Board of Film Classification, a versão comum tem 183 minutos, enquanto a apresentação completa chega a aproximadamente 186 minutos.
Sem contar a introdução de Evans e Downey, são cerca de quatro minutos de história nova na versão completa. A estratégia permite que “Ultimato” volte a atrair a atenção dos fãs, sete anos depois de sua estreia, servindo tanto de fecho para a Saga do Infinito quanto como prólogo de “Vingadores: Doutor Destino”.
Quando estreia Vingadores: Doutor Destino?
“Vingadores: Doutor Destino”, que volta a reunir os diretores Anthony e Joe Russo, vai juntar personagens dos Vingadores, do Quarteto Fantástico e dos X-Men, incluindo diversos veteranos do MCU.
O filme chega aos cinemas brasileiros em 17 de dezembro, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.