
Divulgação/Band e SBT
Justiça rejeita queixa-crime de Fábio Faria contra Bocardi e chama falas de “genéricas”
Juíza apontou ausência de notificação, boletim de ocorrência e inquérito e considerou insuficiente a descrição de suposta difamação
Queixa não é recebida
A Justiça de São Paulo rejeitou a queixa-crime apresentada pelo ex-ministro das Comunicações Fábio Faria contra Rodrigo Bocardi pelas declarações do jornalista no “Melhor da Tarde”, da Band. Faria acusava o ex-âncora do SBT de crimes contra a honra após ter seu nome relacionado a Daniel Vorcaro e ao caso Banco Master durante uma entrevista exibida na sexta-feira passada (11/9).
O que decidiu a juíza?
A juíza Lilian Lage Humes, do Foro Criminal da Barra Funda, apontou problemas anteriores ao próprio exame da acusação. Segundo a decisão obtida pelo Notícias da TV, Faria não enviou uma notificação para permitir eventual retratação de Bocardi e também não apresentou boletim de ocorrência por difamação nem pediu a instauração de inquérito policial.
A magistrada ainda avaliou o conteúdo das declarações e considerou que Bocardi falou de forma genérica, sem especificar qual ato Faria teria cometido, quando ou onde. “O direito penal não deve ser a primeira medida a fim de se resolver controvérsia oriunda de discussão em programa de televisão”, afirmou.
Fala ocorreu após saída do SBT
Bocardi fez as declarações minutos depois de o SBT confirmar o fim de sua relação profissional com o jornalista. Durante participação ao vivo na Band, ele acusou a antiga emissora de usá-lo como “pano de fundo” para tirar atenção de outros assuntos e citou Fábio Faria, Daniel Vorcaro e o Banco Master. Leo Dias interrompeu a entrevista e chamou o intervalo.
O comentário ocorreu após a revista Piauí divulgar mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro. Segundo a reportagem, Faria ajudou o então banqueiro a encaminhar convites para uma festa privada realizada em São Paulo em 2023. O ex-ministro afirma que apenas repassou convites, a pedido de Vorcaro, para autoridades como Davi Alcolumbre, Rodrigo Pacheco e Dias Toffoli e sustenta que os convidados citados não compareceram.
Faria passou a adotar medidas judiciais contra publicações e pessoas que, segundo seus advogados, extrapolaram o conteúdo originalmente revelado. Bocardi informou ao Notícias da TV que não comentaria a decisão sobre a queixa-crime. A reportagem procurou Fábio Faria, que ainda não havia se manifestado sobre a rejeição até a publicação.
Aberto para posicionamentos
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.