
Divulgação/Toei
Ator de “Jaspion” morre aos 64 anos
Hikaru Kurosaki abandonou a carreira artística no fim dos anos 1990 e vivia como instrutor de mergulho em Okinawa
Notícia foi comunicada por amigo
O ator japonês Hikaru Kurosaki, conhecido por viver o protagonista de “O Fantástico Jaspion”, morreu aos 64 anos. A informação foi divulgada por Masaki Sekiguchi, amigo do artista e integrante de uma associação de mergulho da qual Kurosaki participava no Japão.
Sekiguchi não informou a causa da morte. Segundo ele, o comunicado foi feito porque Kurosaki vivia sozinho. “Como o Sr. Kurosaki morava sozinho, estamos entrando em contato para comunicar o ocorrido aos parceiros comerciais e demais pessoas relacionadas”, escreveu.
Como ele ficou conhecido?
Nascido Seiki Kurosaki, o ator entrou ainda adolescente no universo das produções de ação japonesas. Aos 16 anos, adotou o nome artístico Hikaru Kurosaki e passou a trabalhar na Japan Action Club, produtora fundada por Sonny Chiba, como dublê e “suit actor”, função em que intérpretes atuam dentro de fantasias de monstros, robôs e heróis em séries de tokusatsu.
Antes de estrelar “Jaspion”, Kurosaki apareceu em produções como a versão japonesa de “Homem-Aranha”, exibida no fim dos anos 1970, e participou de dois episódios de “Choudenshi Bioman”, em 1984. O trabalho chamou a atenção da Toei Company, que o escalou para viver o herói espacial.
Qual foi sua participação em “Jaspion”?
Em “O Fantástico Jaspion”, exibida originalmente entre 1985 e 1986, Kurosaki interpretou o protagonista fora da armadura e também realizou cenas de ação. Ele criou a pose de transformação do personagem, uma das marcas da série, mas não vestia o traje metálico nas sequências do herói. As cenas dentro da armadura eram feitas pelo dublê Noriaki Kaneda.
A produção tornou Kurosaki conhecido fora do Japão, especialmente no Brasil, onde “Jaspion” se tornou um fenômeno da TV. O sucesso também levou o ator a investir na música, com o lançamento de um álbum e singles na época.
Por que ele deixou a carreira artística?
Depois de “Jaspion”, Kurosaki fez uma breve volta à TV na série japonesa “Furikaereba Yatsu Ga Iru”, exibida em 1993. No fim dos anos 1990, após um desentendimento com Sonny Chiba, ele decidiu encerrar a carreira como ator.
Fora das telas, trabalhou como vendedor de motocicletas e administrador de lanchonete. Mais tarde, mudou-se para Motobu, em Okinawa, onde passou a atuar como instrutor de mergulho e a administrar a agência Mother Earth.
Segundo Sekiguchi, Kurosaki vivia na região havia mais de três décadas. “O Sr. Kurosaki veio para Motobu há mais de 30 anos. Naquela época, havia apenas cerca de seis operadoras de mergulho na região, e todos enfrentaram juntos os desafios e as alegrias do desenvolvimento da atividade”, escreveu.
Kurosaki foi casado com Yuko Asuka, também ex-atriz, que morreu em 2011. O casal não teve filhos.
Lembre a abertura da série clássica
https://www.youtube.com/watch?v=MB4IUcQuUkk