
Divulgação/UMG
U2 lança EP contra violência do ICE e conflitos no Irã, Ucrânia e Gaza
"Days of Ash" traz seis faixas inéditas dedicadas a vítimas de repressão, com participação de Ed Sheeran e do ex-soldado ucraniano Taras Topolia
Rock de protesto
O U2 lançou “Days of Ash”, primeiro disco de músicas inéditas da banda irlandesa desde 2017, com seis canções e um poema que denunciam a violência do ICE — Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA — e os conflitos no Irã e na Faixa de Gaza. A banda garante que o EP, inspirado por punk, folk e rock de protesto, antecipa um novo álbum completo, previsto até o fim do ano.
O que o EP do U2 denuncia?
“É uma resposta imediata a eventos atuais e inspirado pelas pessoas extraordinárias e corajosas que lutam na linha da frente da liberdade”, explicou o comunicado oficial da banda. O vocalista foi mais direto: “Essas faixas do EP não podiam esperar”, declarou Bono.
A faixa de abertura, “American Obituary”, tem como tema Renée Good, poeta morta por um agente do ICE em janeiro. Em entrevista recente, Bono a descreveu como “uma mulher comprometida com a desobediência civil não violenta”. A letra cita a ativista nominalmente e a acusação do governo americano de que ela era “terrorista doméstica”, e inclui frases potentes como “O poder do povo é maior/ Que o das pessoas no poder”.
“Song of the Future” presta tributo a Sarina Esmailzadeh, jovem de 16 anos espancada até a morte pelas forças de segurança iranianas durante protestos em 2022. “One Life at a Time” é dedicada ao ativista palestino Awdah Hathaleen, ligada à produção do documentário vencedor do Oscar “Sem Chão” e morto na Cisjordânia em 2025. Já “The Tears of Things” recorre aos ensinamentos de profetas da religião judaica para condenar a violência generalizada.
Poema e parcerias
O israelense Yehuda Amichai assina o poema “Wildpeace”, incorporado ao projeto, e o ex-soldado ucraniano Taras Topolia, vocalista da banda Antytila, participa ao lado de Ed Sheeran da faixa “Yours Eternally”, sobre a luta na Ucrânia.
Confira o disco