
Divulgação/Warner Bros.
Paul Thomas Anderson vence DGA Awards por “Uma Batalha Após a Outra”
Cineasta bate Ryan Coogler, Guillermo Del Toro e Chloé Zhao no prêmio anual do Sindicato dos Diretores dos EUA
Anderson domina premiação dos diretores
Paul Thomas Anderson levou o prêmio principal de Melhor Direção no 78º DGA Awards por “Uma Batalha Após a Outra”, em cerimônia realizada na noite de sábado (7/2) no hotel Beverly Hilton, mesmo local do Globo de Ouro, em Los Angeles. Foi a primeira vitória do diretor na premiação, após indicações por “Licorice Pizza” (2021) e “Sangue Negro” (2007).
Anderson competiu com quatro indicados ao Oscar: Ryan Coogler (“Pecadores”), Josh Safdie (“Marty Supreme”) e Chloé Zhao (“Hamnet”). Guillermo del Toro (“Frankenstein”) completou a lista, mas ficou fora da disputa pelo Oscar – que preferiu Joachim Trier (“Valor Sentimental”).
Histórico de previsibilidade ao Oscar
Desde 1948, o vencedor do DGA de Melhor Direção previu o Oscar de Melhor Direção em todos os casos, exceto oito. Nos últimos cinco anos, a coincidência foi total, incluindo Sean Baker (“Anora”) e Christopher Nolan (“Oppenheimer”), que venceram ambas as premiações.
Vencedores na TV
Entre os troféus de TV, os vencedores do Emmy repetiram a consagração: Amanda Marsalis ganhou Melhor Direção em Série Dramática por “The Pitt” (HBO Max), enquanto Seth Rogen e Evan Goldberg levaram Melhor Direção em Comédia por “O Estúdio”. Para completar, Shannon Murphy venceu em minissérie por “Morrendo por Sexo” (Disney+), e Liz Patrick ganhou em variedades por “SNL50: The Anniversary Special”.