
Instagram/Mocidade Independente de Padre Miguel
Justificativas para baixa pontuação da Mocidade no Carnaval 2026 causam revolta
Enredo foi penalizado por chamar Rita Lee de "padroeira". Escola que quase foi rebaixada venceu prêmio como favorita do público
Controvérsia explode na apuração
As justificativas para a baixa pontuação da Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval 2026 geraram revolta generalizada. Uma das juradas tirou quatro décimos em enredo por associar Rita Lee ao título de “padroeira”. “A associação da figura de Rita Lee a qualquer título de ordem convencional (religiosa ou não), como no caso de ‘Padroeira’, desconstrói o recorte libertário do enredo apresentado. Por esta razão, retira-se um décimo”, explicou.
Escola rebate imediatamente
A Mocidade reagiu no Instagram: “As justificativas começaram a ser divulgadas, e, na primeira que recebemos, a da jurada Mônica Mançur, que nos deu 9,6 em enredo, encontramos em uma das justificativas que o termo ‘Padroeira’ desconstruiria o enredo. Ela só esqueceu de ler que a própria Rita Lee se chamava assim”. A escola destacou que Rita rejeitava “Rainha do Rock” e se autointitulou “padroeira da liberdade” em entrevista à Rolling Stone.
Revolta de famosos e família
Anitta criticou: “9,6 de enredo para a Mocidade é muita sacanagem. Eu não devo entender é nada mesmo, porque achei o desfile da Mocidade a coisa mais linda esse ano. O samba maneiríssimo. E a escola ficou lá embaixo, minha gente. Poxa”. Felipe Neto detonou: “Essa foi a jurada que deu 9.6 para a Mocidade em Enredo. Ela se incomodou pela escola chamar Rita Lee de ‘padroeira’. O problema? A própria Rita Lee preferia ser chamada assim! É uma vergonha uma jurada dessa”.
João Lee ironizou: “Bem que a Mônica poderia trocar o Carnaval carioca para ser roteirista do Porta dos Fundos. Combina mais com a lógica e a explicação dela”.
Perucas rosas também tiram pontos
Outra jurada justificou tirar pontos do desfile por causa de fantasias com perucas rosas, falta de imagens da homenageada e confusão na cronológica no enredo, aumentando ainda mais o tom das críticas, já que existem até clipes de Rita com perucas rosas e o abre-alas deixou claro que o desfile não seguia ordem cronológica.
Resposta do perfil oficial
O perfil de Rita Lee republicou trecho do documentário “Ritas”, da Globoplay, como resposta: “Olha, vocês vão tomar no c*, vocês enfiem esse grupo de trabalho no c*, porque eu vou fumar um baseado no banheiro e eu já estou de saco cheio de vocês. Até logo, passe bem. Vão se f*der”. Na legenda, escreveu: “Caros jurados…”.
Luisa Mell apoiou: “Exatamente! Rita, que saudade. Um absurdo o que fizeram com a Mocidade. Estava lindo sim. Foi emocionante. Campeã no meu coração”. Mel Lisboa resumiu: “A melhor”.
Reconhecimento popular à Mocidade
O público ignorou o júri da Liesa e elegeu o desfile da Mocidade como um dos destaques do Carnaval 2026, na votação do Estandarte de Ouro. Nessa premiação, as 12 escolas do Grupo Especial são avaliados por votação popular, sem influência dos jurados. O colorido psicodélico da homenagem a Rita Lee ficou com 81,23% do público como destaque.
A Acadêmicos de Niterói ficou em 2º no voto do público por seu abre-alas, que mostrava o sertão nordestino em homenagem ao presidente Lula na Sapucaí. A escola, porém, terminou rebaixada na apuração da Liesa, expondo a discrepância entre os critérios do júri e o gosto popular.