
Instagram/Grammys
Grammy 2026: horário e onde assistir à maior premiação da música
Cerimônia acontece neste domingo com shows de Lady Gaga e Sabrina Carpenter. Saiba como ver ao vivo
A noite da música
A 68ª edição do Grammy Awards acontece neste domingo (1/1), reunindo alguns dos nomes mais populares da música pop dos Estados Unidos. A cerimônia, realizada na Crypto.com Arena, em Los Angeles, será transmitida para o público brasileiro a partir das 21h30 (horário de Brasília). Os fãs poderão acompanhar a entrega dos prêmios ao vivo pelo canal pago TNT e pela plataforma de streaming HBO Max.
A premiação, entretanto, começa antes mesmo do tapete vermelho. A maioria dos 96 gramofones é entregue fora da cerimônia principal, incluindo categorias técnicas e gêneros como jazz e rock, com início às 17h30. A transmissão desta parte preliminar pode ser acompanhada pelo canal oficial da Recording Academy no YouTube.
Shows e anfitrião
O comando da festa principal fica novamente a cargo do comediante Trevor Noah, que assume a posição de mestre de cerimônias pelo sexto ano consecutivo. O palco da premiação receberá uma verdadeira constelação de estrelas para performances ao vivo.
Além de liderarem as indicações ao lado de nomes como Kendrick Lamar e Bad Bunny, as cantoras Lady Gaga e Sabrina Carpenter estão confirmadas para apresentações musicais. A lista de shows inclui ainda o astro pop Justin Bieber, o rapper Post Malone, Pharrell Williams e a banda The Marías.
Quem lidera as indicações?
Kendrick Lamar sai na frente da disputa, com 9 nomeações. O rapper concorre nas principais categorias — Álbum, Gravação e Canção do Ano — e amplia o total de indicações da carreira para 66, após já ter conquistado 22 estatuetas. Seu álbum “GNX” e o single “Luther” o colocam novamente como favorito, após dominar a cerimônia do ano passado com o megahit “Not Like Us”.
A cantora Lady Gaga aparece logo atrás, com sete indicações — seu maior número, superando as seis de 2010. Ela empata com os produtores Jack Antonoff e Cirkut, também com sete menções. Logo em seguida, aparecem Sabrina Carpenter, Leon Thomas, o engenheiro de som Serban Ghenea e Bad Bunny. O porto-riquenho, por sinal, tornou-se o primeiro artista a disputar as três principais categorias do Grammy cantando em espanhol.
Outra que fez história foi Rosé. A integrante do grupo sul-coreano BLACKPINK tornou-se a primeira artista de K-pop a ser indicada nas categorias gerais do Grammy. Ela e Bruno Mars receberam três indicações conjuntas pelo sucesso “APT.”, incluindo Gravação e Canção do Ano, além de Melhor Duo/Grupo Pop.
O Brasil também marca presença na premiação e tem chances reais de vitória com dois ícones da MPB. Caetano Veloso e Maria Bethânia concorrem na categoria de Melhor Álbum de Música Global pelo aclamado disco Caetano e Bethânia Ao Vivo.
Hip-hop em alta e country em baixa
Em um ano em que o álbum mais vendido, “The Life of a Showgirl”, de Taylor Swift, saiu após a data de elegibilidade da Academia de Gravação e o artista mais nomeado não teve disco novo para vender, a seleção do Grammy acabou dominada pelo hip-hop. Além de Lamar, artistas como Doechii, Clipse e Tyler, The Creator receberam cinco indicações cada, o mesmo número da banda de rock Turnstile e dos produtores Andrew Watt e Sounwave. A cantora SZA também aparece entre os destaques, com múltiplas nomeações por sua colaboração em “Luther”, de Lamar. Em contraste, o country ficou totalmente fora das principais categorias.