
Instagram/Danni Suzuki
Stalker que perseguia Danni Suzuki é preso em SP
Atriz compartilhou alívio após mais de uma década de ameaças: "Medo real"
Prisão após anos de medo
Acusado de perseguir a atriz Danni Suzuki há mais de dez anos, Danilo da Silva Macedo, de 37 anos, foi preso pelo crime de stalking na sexta-feira (30/1), em Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo. A detenção ocorreu após o suspeito se apresentar espontaneamente na delegacia para cumprir um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça em dezembro de 2025.
Em entrevista ao SBT Brasil, a atriz expressou alívio com a notícia. “A gente receber a notícia de que esse passo foi dado… Eu sinto que não é uma situação resolvida ainda, mas é um passo dado. Já me deu aquela primeira sensação de alívio, de justiça sendo feita”, declarou Suzuki.
Obsessão e ameaças
O pesadelo da atriz começou muito antes de as leis contra perseguição serem endurecidas. “Eu vim a saber que ele me persegue desde 2009, ou talvez até antes disso. Antes mesmo de eu ter filho. Meu filho está com 14 anos hoje”, revelou. Segundo ela, o comportamento evoluiu de uma suposta admiração para ameaças graves, incluindo de morte, direcionadas a ela, familiares e parceiros de trabalho. “A dor que eu senti, o medo que eu senti, que minha família sentiu, foram medos físicos, são reais”.
A defesa de Macedo informou ao G1 que ele estava internado em uma clínica psiquiátrica desde outubro do ano passado e alega, sem provas, ter tido um relacionamento com a vítima. O advogado Adriano Cavalheiro explicou que o cliente descumpriu uma medida protetiva solicitada pela atriz, continuando a tentar contato mesmo após ser intimado e ter computadores e celulares apreendidos pela polícia.
Ação necessária
Em nota à imprensa, Danni Suzuki explicou que demorou a registrar o boletim de ocorrência por acreditar que o homem enfrentava problemas mentais e dificuldades de perceber a realidade. No entanto, a escalada da violência tornou a denúncia inevitável. “A persistência desse comportamento evidenciou a gravidade da situação, e entendi que precisava agir não apenas pela minha segurança, mas principalmente pela das pessoas que amo”, justificou.
O crime de stalking (perseguição) foi incluído no Código Penal brasileiro em 2021, com pena prevista de seis meses a dois anos de reclusão.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.