
Divulgação/Globo
BBB 26 mantém calendário inalterado apesar do recorde de desclassificações
Reality perdeu 5 participantes em poucas semanas, mas ainda conta com 17 confinados para sustentar 10 semanas de jogo
Soou alarme?
O BBB 26 já entrou para a história como a edição que mais perdeu participantes de forma abrupta. Em poucas semanas, cinco nomes já deixaram o confinamento fora do formato tradicional de eliminação: Pedro Henrique Espindola desistiu após assediar Jordana Morais, Henri Castelli foi desclassificado por problemas de saúde, e Paulo Augusto Carvalhaes, Sol Vega e, mais recentemente, Edilson Capetinha foram expulsos por agressão.
Durante a chamada para as compras de comida da casa, os brothers se contaram e perceberam que são apenas 17. “Daqui a pouco já é Top 10”, avaliou o líder Jonas Sulzbach. Nas redes sociais, internautas imaginam o desespero da produção para cumprir o calendário original.
Calendário mantido
Apesar do número expressivo de baixas, a Globo garante que a programação de 100 episódios ao longo de 14 semanas está mantida. Os 17 participantes são suficientes para sustentar pelo menos todas as semanas de jogo seguindo o ritmo padrão de uma eliminação semanal, bastando eliminar o chamado “modo turbo”.
Tradicionalmente, o BBB só acelera o cronograma de eliminações nas semanas finais, quando precisa chegar ao trio decisivo. Esse recurso emergencial envolve paredões relâmpago, Provas do Líder e do Anjo em sequência acelerada e eliminações surpresa. No entanto, com 17 brothers ainda ativos, a emissora pode administrar o ritmo do jogo sem essa urgência.
Vai ter Laboratório?
Uma das grandes novidades anunciadas para o BBB 26 ainda não foi ativada: o Laboratório. Apresentado em eventos para anunciantes e divulgado em campanhas publicitárias, o Laboratório prometia permitir que o público substituísse participantes que não se comprometessem por novos nomes. Entretanto, passado um mês, a edição se mostrou praticamente sem plantas. Até os menos expressivos do começo da temporada ganharam destaque nos últimos dias.
O silêncio da Globo sobre a dinâmica fez muitos pensarem que a emissora teria desistido de trocar participantes. Entretanto, com cinco baixas, a dinâmica pode dispensar trocas e apenas incluir confinados. Segundo o site F5, a emissora ainda planeja colocar o recurso em funcionamento neste mês.
A opção de usar o Laboratório transformaria o problema das saídas antecipadas em oportunidade para usar a novidade. Além disso, a produção também pode lançar mão de movimentações estratégicas, como paredões falsos.