
Instagram/Acadêmicos de Niterói
Acadêmicos de Niterói reage após rebaixamento no Carnaval: “Arte não é para covardes”
Escola estreante no Grupo Especial contestou resultado nas redes sociais após apresentar enredo sobre a trajetória do presidente Lula
Como a escola reagiu ao rebaixamento?
A Acadêmicos de Niterói utilizou as redes sociais nesta quarta (18/2) para se manifestar sobre o seu rebaixamento do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação, que prestou homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicou uma mensagem afirmando que “a arte não é para os covardes”.
A escola encerrou sua participação na elite do samba carioca na última posição, somando 264,6 pontos. Pouco tempo depois da divulgação do resultado oficial, a agremiação também postou um questionamento aos seus seguidores: “Quanto vale entrar para a história?”.
O que foi mostrado no desfile?
A agremiação estreante apresentou o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, narrando a vida do político desde a infância pobre até a sua terceira eleição presidencial. A passagem pela Marquês de Sapucaí incluiu alas com referências às políticas sociais do governo, além de sátiras direcionadas a opositores, incluindo a prisão do palhaço Bozo.
O desfile viralizou e foi o mais comentado do Carnaval 2026. Uma das alas, que apresentou “famílias em conserva”, numa crítica aos conservadores, saiu da Sapucaí para entrar na política e na cultura pop, inspirando posts de conservadores que assumiram o rótulo e memes que ironizaram a falta de autocrítica da direita.
O desfile também gerou reações imediatas no cenário político, com partidos de oposição articulando medidas jurídicas por suposto ilícito eleitoral, embora especialistas apontem que o tema gera interpretações variadas na Justiça Eleitoral.
Lula participou da apresentação?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou o desfile de um camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes, e ficou até o fim dos desfiles, após passar a noite anterior acompanhando o Carnaval de Salvador.
Com a nota final da apuração, a Acadêmicos de Niterói retorna para a Série Ouro no próximo ano.