
Divulgação/Netflix
Spin-off vai explicar mistério sem resposta no final de “Stranger Things”
Irmãos Duffer confirmam que nova produção explorará elemento-chave do último episódio, mas terá personagens completamente diferentes
Criadores prometem respostas no spin-off
Uma das questões deixadas sem resposta após o lançamento do último episódio de “Stranger Things” ficou deliberadamente sem explicação para ser abordada num spin-off. A revelação foi feita pelos irmãos Duffer, criadores da série.
Detalhes sobre o mistério
Em entrevista à revista Variety, Matt Duffer pontuou que o spin-off de “Stranger Things” vai abordar o mistério básico da série original: como tudo começou. Uma nova produção vai contar a origem da pedra, carregada numa mala, que Henry Creel encontra numa caverna e o transforma no monstro Vecna.
“O spin-off vai explorar isso [a pedra na mala] a fundo e explicar tudo, e você vai entender. Mas é uma mitologia completamente diferente. Então não é uma exploração profunda do Devorador de Mentes nem nada do tipo. É algo muito novo e original, mas sim, vai responder a algumas das pontas soltas que ficaram em aberto”, entregou Matt.
O que se sabe sobre o projeto?
Os irmãos Duffer confirmaram em dezembro de 2025 que estão “avançando” com o novo spin-off, embora tenham assinado recentemente um acordo com a Paramount. A Netflix só descobriu a ideia central da série derivada após meses de segredo mantido pelos criadores.
“Estamos avançando com isso. A Netflix finalmente sabe o que é. Guardamos a ideia por um tempo. Eles estavam muito frustrados. Simplesmente não contávamos!”. Apesar disso, Finn Wolfhard adivinhou o tema da produção, mas não comentou com ninguém. “Ele adivinhou sozinho. Ele foi o único que sabia”, comentou Matt Duffer.
Série totalmente diferente e independente
A produção derivada será totalmente independente do enredo original. Matt Duffer confirmou que a história será completamente diferente, em outra localidade, e novos atores e personagens serão apresentados. Já Ross Duffer negou categoricamente um spin-off ambientado em Montauk, para onde Joyce e Hopper se mudam no final da série, explicando que a referência foi apenas uma piscadela para quem sabe que a série nasceu com esse nome. Ele também descartou histórias centradas na nova geração de Hawkins, incluindo Holly Wheeler ou outros personagens já conhecidos.
Os criadores deixaram claro que o spin-off começará do zero com novos protagonistas, outra cidade e um universo narrativo diferente. “Tentamos ao máximo possível responder todas as perguntas relacionadas aos personagens e a mitologia de Hawkins e o Mundo Invertido. Esta porta está sendo totalmente fechada”, afirmou Matt.
Os roteiros serão finalizados já no início de 2026, indicando que o desenvolvimento está mais avançado do que se imaginava. Ainda não há previsão oficial de estreia ou qualquer outro detalhe da trama, que permanece em sigilo.
Animação chega antes do spin-off
Antes do spin-off live-action, a Netflix lançará a série animada “Stranger Things: Histórias de ’85”, prevista para 2026. A animação conta uma história passada entre a 2ª e a 3ª temporadas de “Stranger Things”, mantendo os mesmos personagens da série original, mas com diferentes dubladores. Matt e Ross Duffer atuam como produtores executivos do projeto.