
Divulgação/Netflix
“Stranger Things”: Irmãos Duffer explicam destino de Eleven e o fim da série
Criadores comentam desfecho ambíguo da protagonista, o "final feliz" de Hopper e Joyce e a última partida de D&D
O destino de Eleven
O episódio final de “Stranger Things”, lançado na noite de quarta-feira (31/12), deixou os fãs com uma grande dúvida: o que realmente aconteceu com Eleven (ou Onze, na tradução nacional)? Após derrotar Vecna, a protagonista aparentemente se sacrifica para impedir que os experimentos militares continuem. No entanto, Mike (Finn Wolfhard) imagina que ela sobreviveu e encontrou paz longe de Hawkins.
Em entrevista ao Tudum, os criadores Matt e Ross Duffer explicaram a decisão de manter o destino da personagem ambíguo. “O que queríamos fazer era confrontar a realidade da situação dela depois de tudo isso e como ela poderia viver uma vida normal”, disse Matt. “Há dois caminhos que Eleven poderia seguir. O mais sombrio e pessimista ou o otimista e esperançoso. Mike é o otimista do grupo e escolheu acreditar nessa história”.
Ross completou, afirmando que a personagem precisava “ir embora” para que a história de Hawkins e do Mundo Invertido fosse concluída. “Não queríamos tirar os poderes dela. Ela representa a magia de muitas maneiras e a magia da infância. […] Achamos que seria bonito se nossos personagens continuassem acreditando nesse final feliz, mesmo que não tenhamos dado uma resposta clara sobre ser verdade ou não”.
Hopper, Joyce e Montauk
O desfecho também trouxe um final feliz para Hopper (David Harbour) e Joyce (Winona Ryder), que finalmente tiveram seu encontro no Enzo’s. Na cena, Joyce aceita o pedido de casamento de Hopper e concorda em se mudar com ele para Montauk. A escolha da cidade não foi por acaso: Montauk era o local onde a série seria ambientada originalmente. “Foi um aceno simpático para os superfãs que sabiam dessa curiosidade”, revelou Ross, descartando teorias de que a menção indicaria um spin-off focado no casal.
Dungeons & Dragons e o ciclo completo
Para encerrar a saga, a série voltou às origens com uma última partida de Dungeons & Dragons no porão dos Wheelers, espelhando a primeira cena da temporada inicial. “Foi muito emocionante e nostálgico filmar essa cena. O que estava acontecendo no dia e o que os atores e nós estávamos sentindo espelhou muito a cena”, contou Matt. Ross acrescentou que a equipe tentou até mesmo imitar os movimentos de câmera usados no primeiro ano da série.