
Divulgação/Vitrine Filmes
“O Agente Secreto” entra na pré-lista do BAFTA 2026
Filme de Kleber Mendonça Filho concorre em Língua Não Inglesa e Roteiro Original no prêmio da Academia Britânica
Reconhecimento internacional
“O Agente Secreto” foi incluído na lista de pré-indicados ao BAFTA 2026, premiação da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho aparece nas categorias de Filme em Língua Não Inglesa e Roteiro Original.
A seleção preliminar foi divulgada na manhã desta sexta-feira (9) e reúne produções de diversos países que disputam uma vaga entre os indicados finais ao prêmio, considerado o Oscar britânico.
Quem concorre com o filme brasileiro?
Na categoria internacional, “O Agente Secreto” aparece ao lado de “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi, “La Grazia”, de Paolo Sorrentino, “A Garota Canhota”, de Tsou Shih-Ching, “A Única Saída”, de Park Chan-wook, “Nouvelle Vague”, de Richard Linklater, “Família de Aluguel”, de Hikari, “Valor Sentimental”, de Joachim Trier, “Sirât”, de Oliver Laxe, e “A Voz de Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania.
A lista reúne produções da Europa, Ásia, América do Norte e África, refletindo o recorte internacional da disputa.
E Wagner Moura?
Apesar da presença do filme brasileiro na pré-lista, Wagner Moura ficou fora das categorias individuais do BAFTA. O ator, que vem acumulando reconhecimento em premiações internacionais por “O Agente Secreto”, não aparece entre os pré-indicados divulgados nesta etapa.
Documentário brasileiro também aparece
O Brasil também marca presença na relação com o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, que integra a lista preliminar em sua categoria.
A Academia Britânica divulgará a relação definitiva dos indicados no dia 27. A cerimônia do BAFTA 2026 está marcada para 22 de fevereiro.