
Divulgação/Vitrine Filmes
“O Agente Secreto” é indicado ao César, o “Oscar francês”
Longo de Kleber Mendonça Filho disputa estatueta com sucessos internacionais, enquanto "Nouvelle Vague", de Richard Linklater, lidera indicações
Reconhecimento na França
“O Agente Secreto” segue brilhando na temporada de premiações internacionais. O filme brasileiro garantiu uma indicação ao César, considerado o Oscar do cinema francês, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/1) pela Academia das Artes e Técnicas do Cinema da França. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura concorre ao troféu, que será entregue no dia 26 de fevereiro, em Paris.
Concorrência de peso
A disputa pela estatueta promete ser acirrada. O filme brasileiro enfrenta produções aclamadas mundialmente: “O Cão Preto” (China), “Sirât” (Espanha), “Valor Sentimental” (Noruega) e o épico americano “Uma Batalha Após a Outra”, de Paul Thomas Anderson. A presença na lista reafirma o prestígio de “O Agente Secreto” na França, onde iniciou sua trajetória premiada, vencendo os troféus de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura durante o Festival de Cannes em maio passado.
O fenômeno “Nouvelle Vague”
Entre os filmes franceses, o grande destaque é uma coprodução americana: “Nouvelle Vague”, drama dirigido por Richard Linklater. O longa lidera a corrida com dez indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Filmado em preto e branco, “Nouvelle Vague” recria os bastidores da produção de “Acossado” (1960), clássico de Jean-Luc Godard que revolucionou o cinema.
Outros concorrentes fortes na categoria principal são “L’Attachement”, “Caso 137” e “L’Inconnu de la Grande Arche”, todos com oito indicações cada, além de “Foi Apenas um Acidente”, do iraniano Jafar Panahi.