
Divulgação/Universal Pictures
Morre T.K. Carter, ator de “O Enigma de Outro Mundo” e “Punky”, aos 69 anos
Ator, que também marcou presença em "Todo Mundo Odeia o Chris", foi encontrado sem vida em sua casa na Califórnia
Luto no cinema e na TV americana
O ator e comediante T.K. Carter faleceu aos 69 anos na última sexta-feira (9/1). Ele foi encontrado morto em sua residência na cidade de Duarte, Califórnia, após um chamado de emergência realizado durante a tarde. As autoridades locais não divulgaram a causa do óbito, mas informaram que não há suspeita de crime.
Nascido em Nova York como Thomas Kent Carter, o artista cresceu nos arredores de Los Angeles e demonstrou talento precoce para o humor. Aos 12 anos, já se apresentava fazendo stand-up comedy, chegando a subir no palco da lendária Comedy Store, ponto de referência para comediantes na Califórnia.
De terror no gelo a professor de Punky
Sua carreira na atuação começou na TV em 1976, com uma participação na série “Police Woman”. No cinema, ganhou destaque mundial em 1982 ao interpretar Nauls, o cozinheiro patinador de “O Enigma de Outro Mundo”. No clássico de terror dirigido por John Carpenter, ele integrava a equipe de uma estação na Antártida aterrorizada por uma criatura alienígena capaz de assumir a forma de suas vítimas.
Após se destacar no cinema, Carter marcou época como Mike Nelson na série “Punky, a Levada da Breca”. Ele entrou na trama no final da 1ª temporada, em 1985, como o professor da protagonista vivida por Soleil Moon Frye, sendo promovido ao elenco fixo no segundo ano. Sua participação encerrou-se quando a atração foi cancelada pela NBC e migrou para o sistema de syndication, sofrendo cortes no elenco.
Outros papéis marcantes nos anos 1980
Durante os anos 1980, T.K. Carter ainda protagonizou a comédia “Ele É Minha Garota” (1987), onde seu personagem se travestia de mulher para ajudar um amigo em um concurso, além de dois clássicos absolutos: o thriller “Expresso Para o Inferno” (1985), sobre um trem desgovernado, e “As Amazonas na Lua” (1987), homenagem do diretor Joe Dante aos filmes B dos anos 1950.
A retomada e o final da carreira
Ele também foi um dos dubladores do blockbuster animado “Space Jam – O Jogo do Século” (1996), mas sua carreira estagnou a partir dos anos 1990. O ator só voltou a se destacar em 2003 com “O Retorno de Sweetback”, homenagem de Mario Van Peebles ao gênero blacksploitation. Ainda apareceu em “Domino: A Caçadora de Recompensas” (2005), de Tony Scott, e num episódio marcante de “Todo Mundo Odeia o Chris”, no qual viveu Lamar Johnson, um político malandro que recebia o apoio de Rochelle (Tichina Arnold) em sua campanha para vereador.
Seu último trabalho foi na série “Em Má Companhia” (2023), estrelada por Milo Ventimiglia, onde interpretou o personagem Pike em três episódios antes do cancelamento da produção.
T.K. Carter deixa a esposa, Janet, e um filho, Thomas Scott.