
Wikimedia Commons
Morre Francis Buchholz, baixista da banda Scorpions
Músico alemão gravou hits como "Wind of Change" e "Rock You Like a Hurricane" durante as duas décadas de maior sucesso da grupo de heavy metal
Qual foi a causa da morte de Francis Buchholz?
O músico Francis Buchholz, que atuou como baixista do Scorpions por quase duas décadas, morreu na última quinta (22/1) em decorrência de um câncer. O artista tinha 71 anos e foi peça fundamental na era de maior êxito comercial da banda alemã de heavy metal e power ballads. A notícia foi confirmada por sua família através das redes sociais. “Embora as cordas tenham silenciado, sua alma permanece em cada nota que ele tocou e em cada vida que ele tocou”, escreveu o comunicado oficial direcionado aos fãs.
Como foi a trajetória do baixista no Scorpions?
Nascido em 19 de fevereiro de 1954, na antiga Alemanha Ocidental, Buchholz ingressou no Scorpions em 1973, ainda na adolescência. Ele integrou a formação mais duradoura e bem-sucedida do grupo ao lado do vocalista Klaus Meine, dos guitarristas Rudolf Schenker e Matthias Jabs e do baterista Herman Rarebell. O baixista participou de álbuns fundamentais que definiram o som do rock internacional a partir do final dos anos 1970, começando pelo disco “Lovedrive” (1979), que marcou a estreia da banda nas paradas dos Estados Unidos e do Reino Unido.
O sucesso global veio na década de 1980 com lançamentos que se tornaram clássicos do gênero. Buchholz gravou o álbum “Blackout” (1982), que trouxe o hit “No One Like You”, e o fenômeno “Love at First Sting” (1984), responsável pelo hino “Rock You Like a Hurricane”, além das baladas “Still Loving You” e “Big City Nights”. Este repertório trouxe o grupo ao Brasil pela primeira vez em 1985, durante o primeiro Rock in Rio, onde explodiu em popularidade no país.
O músico também participou da gravação de “Wind of Change”, canção do álbum “Crazy World” (1990), que se tornou o maior sucesso mundial da banda ao simbolizar o fim da Guerra Fria.
O que Francis Buchholz fez após sair da banda?
Francis Buchholz deixou o Scorpions em 1992, após uma turnê mundial do grupo. Anos mais tarde, ele voltou à cena musical ao se unir ao guitarrista Michael Schenker, também ex-Scorpions e UFO, no projeto Temple of Rock, com o qual gravou dois álbuns de estúdio e dois discos ao vivo durante a década de 2010.
Além da carreira artística, Buchholz era engenheiro mecânico de formação e fundou a Rocksound, uma empresa de aluguel de equipamentos de palco que utilizava gabinetes de alto-falantes projetados por ele mesmo.
Lembre os hits da era de ouro do Scorpions