
Divulgação/Palácio do Planalto
Lula celebra vitória de Wagner Moura e “O Agente Secreto” no Globo de Ouro
Presidente usou as redes sociais para parabenizar o cinema nacional pelas conquistas históricas na premiação
Reconhecimento presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou as conquistas históricas do cinema nacional no Globo de Ouro 2026. Na madrugada desta segunda-feira (12/1), logo após o anúncio dos vencedores, o presidente do Brasil utilizou seu perfil na rede social X (antigo Twitter) para parabenizar a equipe de “O Agente Secreto” e, em especial, o ator Wagner Moura.
O que disse Lula?
“O cinema brasileiro mais uma vez no topo do mundo! Sensacional a vitória do talentosíssimo Wagner Moura como Melhor Ator em filme de Drama no Globo de Ouro. A merecidíssima estatueta premia a performance de excelência do querido artista baiano que tanto nos emociona em ‘O Agente Secreto'”, escreveu Lula. A publicação reconhece o momento de prestígio internacional vivido pelo cinema brasileiro e especialmente pelo filme de Kleber Mendonça Filho, que levou para casa dois troféus na cerimônia.
“Estamos muito felizes, eu e Janja, com a vitória de ‘O Agente Secreto’ na categoria de Melhor Filme em Língua não Inglesa. Viva o cinema brasileiro, que segue sendo sinônimo de orgulho nos principais palcos do mundo”, completou o presidente, estendendo os cumprimentos ao “trabalho potente” do diretor Kleber Mendonça Filho, além de parabenizar os integrantes do elenco: Tânia Maria, Alice Carvalho, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes, Gabriel Leone e Carlos Francisco.
O presidente também destacou a relevância política da obra. “‘O Agente Secreto’ é um filme essencial para não deixar cair no esquecimento a violência da ditadura e a capacidade de resistência do povo brasileiro”, afirmou
Sessão no Alvorada
Lula relembrou ainda um momento pessoal com a equipe do filme. Em agosto do ano passado, ele recebeu parte do elenco e da produção para uma exibição especial na residência oficial. “Quanto honra foi receber, em agosto do ano passado, parte do elenco e da produção do filme para uma sessão no Cine Alvorada. Eu e Janja guardamos na nossa memória cada momento daquela noite extraordinária. As portas estarão sempre abertas para a arte e a cultura brasileiras”, concluiu.
Vitória dupla para o Brasil
“O Agente Secreto” venceu nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama. O feito marcou a primeira vez que o país conquista dois prêmios na mesma edição do evento, superando a conquista do ano passado, quando Fernanda Torres foi premiada, mas “Ainda Estou Aqui” perdeu sua disputa contra “Emilia Pérez”.
A vitória na categoria de filme estrangeiro quebrou um jejum de 27 anos, sendo a segunda vez que uma produção brasileira vence a disputa – a primeira foi “Central do Brasil” em 1999. “Orfeu Negro”, que venceu em 1960, não conta por ser uma produção francesa rodada no Brasil, que também rendeu o Oscar para a França. O anúncio foi feito pela atriz Minnie Driver, que arriscou um “Parabéns” em português antes de revelar o vitória de “O Agente Secreto” sobre concorrentes fortes como “Valor Sentimental” e “Foi Apenas um Acidente”.
Wagner Moura, por sua vez, tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o troféu de Melhor Ator no Globo de Ouro. Ele superou nomes como Michael B. Jordan, Oscar Isaac, Dwayne Johnson e Jeremy Allen White para conquistar a estatueta, replicando o fenômeno da vitória de Fernanda Torres no ano passado.
O cinema brasileiro mais uma vez no topo do mundo! Sensacional a vitória do talentosíssimo Wagner Moura como Melhor Ator em filme de Drama no @goldenglobes.
A merecidíssima estatueta premia a performance de excelência do querido artista baiano que tanto nos emociona em O Agente… pic.twitter.com/PrFGatyBg1
— Lula (@LulaOficial) January 12, 2026
Estamos muito felizes, eu e Janja, com a vitória de O Agente Secreto na categoria de Melhor Filme em Língua não Inglesa no @goldenglobes.
Viva o cinema brasileiro, que segue sendo sinônimo de orgulho nos principais palcos do mundo.
O troféu coroa o trabalho potente do querido… pic.twitter.com/4jmhsltNh8
— Lula (@LulaOficial) January 12, 2026
Melhor Filme de Língua não Inglesa e Melhor Ator de Drama. Uma dupla vitória de O Agente Secreto no @goldenglobes para entrar para a história do cinema brasileiro. Dia de glória e reconhecimento ao talento de nossos artistas.
Quanto honra foi receber, em agosto do ano passado,… pic.twitter.com/akMQFmiUIy
— Lula (@LulaOficial) January 12, 2026