
HBO Max/Critics Choice 2026
Kleber Mendonça Filho critica anúncio de prêmio brasileiro no Critics Choice
Diretor celebrou visibilidade de “O Agente Secreto”, mas lamentou “falta de atenção” com cinema internacional ao não receber troféu no palco principal
Vitória nos bastidores
O diretor Kleber Mendonça Filho celebrou a conquista inédita de “O Agente Secreto” no Critics Choice Awards, mas não deixou de apontar falhas na cerimônia. Em declaração à imprensa nesta segunda-feira (5/1), o cineasta pernambucano comentou o fato de a categoria de Melhor Filme Internacional ter sido anunciada durante o intervalo comercial, sem a entrega do troféu no palco principal. Ele recebeu o prêmio no tapete vermelho da premiação.
“Sinto que o prêmio do Critics Choice deu uma visibilidade ainda maior para ‘O Agente Secreto’, que está tendo uma carreira excelente nos cinemas dos Estados Unidos”, ponderou, ressaltando o impacto positivo para a campanha do longa.
Crítica ao formato
Apesar de valorizar o reconhecimento, Kleber lamentou a oportunidade perdida pela organização do evento de valorizar as produções estrangeiras em um ano tão forte. “O fato de nós termos apresentado o Melhor Filme, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos”, afirmou, lembrando que só subiu ao palco para entregar o troféu principal do evento, ao lado de Wagner Moura.
Ele conectou a decisão ao atual cenário político americano. “Num momento político do país, onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido, teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados.”
Encontro de cineastas
O diretor também falou sobre a experiência de entregar o prêmio de Melhor Filme a Paul Thomas Anderson, vencedor por “Uma Batalha Após a Outra”. “Foi bom apresentar, ao lado de Wagner, o prêmio de Melhor Filme para Paul Thomas Anderson, um cineasta da minha geração, e que admiro”, concluiu.