
Instagram/MC Daniel
Justiça proíbe Lorena Maria de citar MC Daniel nas redes
Decisão em caráter provisório impõe retirada de postagens, veta novas publicações e fixa multa diária em caso de descumprimento
Decisão judicial impõe restrições imediatas
A Justiça do Rio de Janeiro determinou que Lorena Maria está proibida de citar MC Daniel nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz André Souza Brito, da 4ª Vara Cível da Regional do Méier, que acolheu parcialmente um pedido do cantor em caráter de tutela de urgência.
O que a influenciadora está proibida de publicar?
De acordo com a decisão, Lorena tem 24 horas para retirar do ar postagens já feitas sobre o ex-companheiro e está impedida de realizar novas publicações envolvendo o nome dele. O descumprimento pode gerar multa de R$ 5 mil por ato, além da possibilidade de exclusão de seu perfil na rede social.
O magistrado detalhou os conteúdos vetados. Lorena não pode atribuir a MC Daniel “fatos desonrosos/criminosos sem lastro probatório mínimo”, expor “a vida íntima/sexual ou outros dados de sua vida privada” nem fazer “insinuações/ameaças narrativas (‘tenho mais coisas’, ‘vou expor’, ‘vocês vão ver’, ‘toda vez eu vou vir aqui e falar’)”.
Fundamentação da decisão
Na avaliação do juiz, as publicações feitas pela influenciadora geram impacto direto na imagem do cantor. “A exposição da imagem realizada pela ré estimula a formação de sentimentos negativas em relação à parte autora, cujo relato de condutas negativas que lhe são atribuídas aumenta pressão social, sem que seja possível a defesa quanto à veracidade ou não das alegações formuladas”, afirmou André Souza Brito na decisão divulgada pelo Splash.
O magistrado também determinou que o processo passe a tramitar em segredo de Justiça a partir desta fase.
Medida é provisória e não encerra o processo
A decisão não representa condenação definitiva de Lorena Maria. Trata-se de uma tutela de urgência, válida até o julgamento do mérito da ação. A influenciadora terá prazo de 15 dias, contados a partir da citação formal, para apresentar contestação.
Reação nas redes e histórico do caso
Após a divulgação do processo pela imprensa, Lorena se manifestou nos stories do Instagram. Ela publicou memes afirmando estar sendo censurada e, em outra postagem, sugeriu que MC Daniel estaria em busca de dinheiro para uma cesta básica. Em seguida, escreveu: “Pra esclarecer: foi um pedido. Não uma determinação. Juiz não viu nem urgência em analisar o pedido. Segue normal”. Mas isto foi antes da decisão judicial ser oficialmente publicada.
No ano passado, Lorena Maria registrou um boletim de ocorrência contra MC Daniel, afirmando ter adotado “medidas cabíveis para apuração dos crimes dos quais foi vitima, notadamente: falsa identidade, difamação, injúria e ameaça”.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.