
Divulgação/Globo
Globo rescinde contrato de Pedro após assédio no BBB 26
Emissora aplicou punição máxima ao vendedor ambulante e cortou repasses financeiros previstos no acordo de participação
Globo oficializa punição rigorosa a ex-participante
A Globo formalizou nesta segunda (19/1) a rescisão do contrato de Pedro Henrique Espindola, tratando a saída do vendedor ambulante do BBB 26 com o rigor de uma expulsão. Embora o competidor tenha apertado o botão de desistência na noite de domingo (18), a emissora decidiu invalidar qualquer pagamento de cachês ou prêmios acumulados durante o confinamento. A cúpula do canal orientou que apresentadores como Ana Maria Braga e Patrícia Poeta se refiram a ele como “eliminado” ou “expulso” em seus respectivos programas.
Conduta inadequada gravíssima
De acordo com a coluna Outro Canal, do F5, a medida jurídica da empresa baseia-se na classificação da conduta de Pedro como “conduta inadequada gravíssima”. Diferente de outros desistentes que conseguiram manter vínculos com a casa, como Lucas Penteado no passado, o paranaense perdeu inclusive a representação comercial da agência ViU, do grupo Globo. O e-mail para parcerias publicitárias foi removido de suas redes sociais imediatamente após a notificação de encerramento do vínculo.
Como a direção do reality reagiu ao assédio?
Tadeu Schmidt esclareceu ao público que a permanência de Pedro Henrique era inviável devido à importunação sexual cometida contra Jordana Morais. De acordo com a direção do “Big Brother Brasil”, o participante só não foi retirado pela produção porque antecipou-se ao apertar o botão de saída após perceber a gravidade de seus atos. O setor jurídico da Globo já elabora um relatório detalhado sobre o comportamento do ex-brother para colaborar com o inquérito aberto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O apresentador reforçou a gravidade do caso durante a transmissão ao vivo. “Porque atitudes assim são inaceitáveis. Não apenas no BBB, mas em qualquer lugar. E as pessoas precisam entender isso. Esse tipo de atitude é inaceitável”, reiterou o jornalista. Como consequência direta, Pedro Henrique será excluído da vinheta oficial dos participantes, que estreia nesta terça (20). Os editores do programa já trabalharam na remoção de sua imagem da abertura.
Como foi o assédio?
Durante o programa de domingo (18), a Globo exibiu as imagens de Pedro encurralando Jordana Morais dentro da despensa. A vítima explicou aos outros competidores como a abordagem aconteceu enquanto ela buscava um acessório de cabelo. “Eu estava procurando o baby liss. O Pedro falou: ‘Na despensa deve ter mais’. Eu falei: ‘Vou ver’. Todo solícito, ele abriu e eu fui procurar. Eu não vou ficar excluindo ele, enfim… Ele pegou e entrou comigo na despensa, me pegou pelo pescoço e tentou me beijar. Eu falei: ‘Você tá louco?’ e ele falou: ‘Tô fazendo o que tô com vontade'”, relatou Jordana.
Antes de deixar a casa, o próprio Pedro tentou justificar sua ação no confessionário do BBB 26. “Eu estava há dias querendo me segurar para não cobiçar as meninas, a Jordana principalmente, porque é parecida com minha esposa. Daí hoje eu acabei caindo nisso, olhei para ela, cobicei ela, desejei ela e achei que ela tinha dado moral também, tinha sido recíproco”, afirmou o ex-participante, cujas declarações agora fazem parte do material analisado pelas autoridades policiais.