
Globoplay/BBB
Solange Couto inaugura as fake news do BBB 26
Atriz do grupo Camarote afirmou que Bolsa Família incentiva gravidez em detrimento dos estudos, mas regras do programa exigem frequência escolar mínima
Atriz associa Bolsa Família ao abandono escolar
A atriz Solange Couto, integrante do grupo Camarote no BBB 26, protagonizou o primeiro episódio de desinformação política desta edição. Durante a noite de segunda-feira (12), logo na estreia do reality da Globo, a artista de 69 anos propagou dados falsos sobre o funcionamento do Bolsa Família, sugerindo que o programa de assistência social encoraja evasão escolar.
Qual foi a declaração polêmica da atriz?
O comentário surgiu em uma conversa com outros confinados, na qual Solange começou dizendo não ter partido político e não discutir política. “Não tenho partido político, não tenho lado nenhum e minha religião é Deus. Não discuto gosto, religião, time de futebol e o brioco… cada um tem o seu! Mas eu vi uma garota falando assim para uma pessoa de poder: ‘Dona Fulana, passei pra quinta série e quero completar, e aqui na cidade não tem’. A menina tinha 13 anos, e a pessoa virou e falou: ‘Você tem benefícios, é melhor você ter filhos do que estudar’. Eu não vou dizer o nome do benefício, mas eu vi”, declarou a intérprete.
Mesmo diante do espanto de Sol Vega, a artista reforçou a veracidade de seu relato. “Eu vi, ninguém me contou, eu estava lá. Então, é muito difícil quando um adolescente diz que quer estudar e escuta de uma pessoa mais velha que é melhor que ela procrie por conta de benefício”, completou Solange.
Benefício exige frequência escolar>/h2>
A internet entendeu que ela mencionava o Bolsa Família. Entretanto, o programa impõe a frequência escolar como pilar obrigatório. Para manter o recebimento, famílias com crianças de 4 a 6 anos precisam garantir 60% de presença; já para jovens de 6 a 18 anos incompletos, a exigência sobe para 75%. O Ministério da Educação (MEC) realiza o monitoramento cinco vezes ao ano por meio do Sistema Presença, enviando os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social.
Por conta da desinformação, a fala repercutiu negativamente nas redes sociais, onde usuários do X (antigo Twitter) também criticaram a contradição da atriz, que afirmou não discutir política.
Como a família e a assessoria reagiram ao caso?
A equipe de Solange Couto defendeu a participante por meio de nota enviada ao portal Splash. Segundo o agente Luiz Gwyer, a fala foi tirada de contexto. “Solange, em momento algum, deturpou o funcionamento e regras do benefício, muito menos a importância dele para população que necessita de ajuda do estado. Se analisar o diálogo inteiro sobre o tema, sem pegar cortes somente, ela fala sobre um adulto dizendo para uma menor que seria melhor ela engravidar e ter acesso a benefícios, ao invés de se dedicar aos estudos. Inclusive, se observar o final da fala da Solange, ela se mostra contra essa fala e que chamou a menor e disse que ela deveria estudar, se formar”, alegou.
Gwyer ressaltou ainda a trajetória de vida da atriz. “Como cidadã, mãe e avó que passou por inúmeras dificuldades, incluindo as financeiras, ela sente e sabe da importância da educação e sua resposta ao que foi falado, foi se colocando em seu lugar de fala de mãe e de pessoa com direito de manifestação”, concluiu o comunicado.
Morena Mariah, filha caçula de Solange e ativista social, também se manifestou para explicar a postura da mãe. “Basicamente, quem me conhece sabe que sou ativista há muitos anos. Nesse quesito, minha mãe não vai agradar ninguém”, admitiu. Morena justificou o pensamento de Solange como um reflexo do senso comum. “A minha mãe é uma pessoa que tem uma leitura de política como a maior parte do povo. O que o político, as instituições, tem a ver com a vida, com o cotidiano? É basicamente isso”, explicou.
A herdeira finalizou pontuando que a mãe não pretende levantar bandeiras ideológicas no programa. “Minha mãe não vai militar no BBB. Minha mãe tem uma opinião política de senso comum. É pouco crítico? Sim, assim como a maioria da população”, avaliou Morena, descrevendo a atriz como alguém guiada pelo afeto e pela religiosidade, sem agendas partidárias ou sentimentos de ódio.
Eu detesto o BBB, mas pelo visto vou ter que acompanhar, não pelo entretenimento, mas pelo desserviço.
Mal começou o Big Brother Brasil 26 e já apareceu desinformação política.
Solange Couto resolveu espalhar uma narrativa preguiçosa e irresponsável ao sugerir que o Bolsa… pic.twitter.com/vRqJXaNXop
— Beta Bastos (@roberta_bastoss) January 13, 2026