
Divulgação/Globo
BBB 26 registra 3 bilhões de citações nas redes e audiência recorde na Globoplay
Reality comandado por Tadeu Schmidt cresce 328% em redes sociais e alcança 60 milhões de brasileiros na TV aberta
Explosão digital
A primeira semana cheia de acontecimentos no BBB 26 impulsionou drasticamente os números de engajamento do reality show da Globo. Sob o comando de Tadeu Schmidt, o programa registrou seu melhor início nas redes sociais desde a edição de 2023. Somente nos perfis oficiais da emissora no Instagram e TikTok, foram contabilizadas mais de 3 bilhões de visualizações, um salto de 328% em comparação à primeira semana do BBB 25.
Os números impressionantes
Em mídia espontânea, o impacto foi igualmente expressivo. O programa superou recordes dos últimos três anos com 5,6 milhões de menções, volume quatro vezes superior ao da edição anterior. No X (antigo Twitter), o reality já rendeu 148 termos nos Trending Topics Brasil e 35 no Mundo. Já no Google Trends, o BBB 26 gerou 670 mil buscas, o dobro do registrado no ano passado.
A contradição do BBB
Na TV, os dados do Kantar Ibope revelam que cerca de 60 milhões de brasileiros acompanharam a semana de estreia. O programa alcançou 64% de fidelidade, a maior marca inicial desde o BBB 22. Em São Paulo, a audiência entre jovens de 18 a 24 anos cresceu 14%. A exibição também garantiu a liderança do Multishow entre os canais da TV paga, com um aumento de 9% no número de telespectadores por assinatura.
Entretanto, de forma paradoxal, a média nacional da audiência na TV aberta, segundo o PNT (Painel Nacional de Televisão), registrou cerca de 16 pontos, um número baixo para o histórico do reality.
Na quarta-feira (22), o programa ainda registrou um recorde negativo histórico: 9,8 pontos na Grande São Paulo, pior audiência de todos os tempos para um episódio do “Big Brother Brasil”. O episódio foi ao ar mais tarde, após um filme na capital paulista, entre 23h48 e 00h16. A menor marca da temporada anterior, também em uma quarta-feira, foi 11,0 pontos, em 16 de abril de 2025.
Qual a explicação do paradoxo?
Por que a audiência televisiva está em queda, quando o BBB domina as interações nas redes sociais? A resposta está nos números do streaming. O BBB 26 se tornou o conteúdo mais consumido da plataforma Globoplay. O volume de horas assistidas cresceu 37% em relação ao ano anterior, com um alcance semanal 35% maior.
O público que mais consume o reality no streaming é jovem (18 a 24 anos), e está visualizando 68% mais conteúdo do programa que no ano passado. A procura pelas câmeras ao vivo foi um dos principais motores desse crescimento, registrando um uso duas vezes superior ao observado na edição passada.
Em outras palavras: com cada vez mais Smart TVs, o público está trocando os canais convencionais pelos digitais, e isso representa uma queda na TV aberta, ao mesmo tempo em que gera crescimento no streaming. A suposta falta de público do BBB 26 é, na verdade, uma troca de plataformas, com explosão de audiência no streaming.