
X/Globo
BBB 26: Milena vira alvo de inquérito policial por intolerância religiosa
Educadora foi denunciada por chamar Sol Vega de "bruxa velha", em ação movida por representante da União Wicca do Brasil com base na Lei de Preconceito
Denúncia na delegacia
Ana Paula Renault foi vítima de insinuação de bruxaria por Pedro Henrique Espíndola no BBB 26, mas é Milena Lages quem está sendo investigada por preconceito contra bruxas. O motivo: xingar Sol Vega, que não é wiccana, de “bruxa velha”.
O xingamento tornou a integrante do time Pipoca em alvo de uma investigação por suposta intolerância religiosa. A denúncia foi apresentada por Og Sperle, representante da União Wicca do Brasil e de conselhos estaduais e municipais de defesa da liberdade religiosa. A informação foi divulgada pela coluna de Fábia Oliveira, do portal Metrópoles.
O termo da discórdia
O episódio que motivou a ação ocorreu no dia 13 de janeiro, durante a primeira Prova do Líder da temporada, que foi de resistência. Após um desentendimento na dinâmica, a educadora se referiu à adversária como “bruxa velha” ao deixar a disputa. Segundo o boletim de ocorrência, o uso do termo “bruxa” de forma pejorativa atinge diretamente a bruxaria (Wicca), uma religião reconhecida e protegida pelo ordenamento jurídico brasileiro, desrespeitando seus praticantes.
Enquadramento legal
Ainda de acordo com a apuração da coluna de Fábia Oliveira, o registro policial baseia-se na Lei nº 7.716/1989, artigo 20, que tipifica crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A ação aponta como partes lesadas a União Wicca do Brasil, o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa e o Conselho Municipal pela Liberdade Religiosa, que buscam responsabilizar a sister pela fala considerada discriminatória.
agora um mico: Milena chamando a Sol Vega de "bruxa velha"… ai me poupe, né mona! #BBB #BBB26 #ProvaDoLider #BBBB26 pic.twitter.com/mrUG0VE68u
— gabe cards (@gabrielcards_) January 15, 2026