
Divulgação/Globo
Equipe de Maxiane se desculpa após fala sobre “camisa de força” para Ana Paula
Sister sugere que lugar da rival seria em "tratamento psiquiátrico", gera repúdio nas redes e administradores reconhecem problema na fala
Fala polêmica gera crise
A equipe de Maxiane Rodrigues se manifestou oficialmente após uma declaração polêmica da sister no “BBB 26”. Durante uma conversa com aliadas na segunda-feira (26/1), Maxiane sugeriu que, em um eventual embate com Ana Paula Renault, diria que o lugar da jornalista “não é aqui, seu lugar é na camisa de força fazendo um tratamento psiquiátrico”. A fala repercutiu negativamente nas redes, levantando debates sobre estigmas de saúde mental.
Reação da equipe de Ana Paula
Os representantes de Ana Paula também se manifestaram, expressando indignação. O perfil da jornalista lembrou que Maxiane se dizia aliada há poucos dias e criticou a mudança de postura. “Para além de ser uma fala ruim individualmente, o que diz é problemático em outras instâncias: reforça a lógica manicomial”, apontou a nota. A equipe da veterana completou classificando o termo “camisa de força” como ultrapassado e representante da violência. “Falar em ‘camisa de força’ é completamente ultrapassado e representa uma lógica usada não para tratar, mas para violentar e apagar a vida de muitas pessoas. Não entendemos o porquê de palavras com tanto peso serem usadas assim”.
Pedido de desculpas
A surpresa ficou por conta do perfil de Maxiane. Em nota oficial, os administradores das redes da sister reconheceram o erro e repudiaram o uso da expressão. “A expressão foi inadequada e reforça um estigma grave relacionado à saúde mental. Reconhecemos o erro e entendemos a dimensão do impacto que esse tipo de fala ainda causa”, diz o comunicado, ressaltando que não houve intenção de deslegitimar a luta antimanicomial. “Ainda assim, a ausência dessa intenção não diminui a gravidade do ocorrido”, concluiu o texto.