
Divulgação/Globo
BBB 26: Equipe de Brigido repudia boatos sobre sexualidade após resgate de posts antigos
Internautas viralizaram publicações de 2015 em apoio à causa LGBTQIA+. Administradores condenam "campanha de desinformação" e preconceito religioso
Críticas e especulações na web
A equipe de Brigido Neto, participante do BBB 26, emitiu um comunicado nesta quarta-feira (28/1) após o empresário se tornar alvo de uma onda de especulações e comentários nas redes sociais. Internautas passaram a questionar a sexualidade do brother e a associá-la ao fato dele ter recentemente se convertido ao movimento religioso Legionários, que é exclusivo de homens. Diante da repercussão, os administradores classificaram os ataques como inaceitáveis e prometeram processos judiciais.
Posts antigos resgatados
O estopim para os boatos foi o resgate de publicações antigas de Brigido em apoio à causa LGBTQIA+. Telespectadores viralizaram um post de 2015, no qual o brother comemorava a legalização do casamento homoafetivo nos Estados Unidos com um filtro de arco-íris na foto de perfil. “Suprema Corte americana declara casamento do mesmo sexo legal em todos os 50 estados! Por um mundo de mais amor! E menos guerra! E mais rave!”, escreveu ele na época. Em outra imagem que circula na web, o participante aparece usando uma camiseta estampada com um Mickey, também colorido com as cores do arco-íris, em referência à bandeira LGBTQIA+.
A “investigação” dos internautas apontou uma suposta contradição entre o passado “progressista” e a atual fase do participante, ligada à religião e conservadorismo.
Homofobia velada e preconceito religioso
No comunicado oficial, a equipe reagiu com firmeza, alertando que medidas cabíveis podem ser tomadas. O texto afirma que usar a sexualidade como “arma de narrativa” é uma forma velada de homofobia, assim como sugerir que fé e apoio à diversidade sejam incompatíveis não passa de preconceito religioso. A defesa do brother destaca que rotulá-lo com base em seu apoio aos direitos LGBTQIA+ apenas reforça a intolerância. “Aplicando a Brigido estereótipos que não lhe cabem, tais publicações presumem que a única forma de alguém com fé se manifestar a favor da igualdade é se um dia foi homossexual”, argumenta o texto.
“Ressaltamos que não há qualquer tentativa de ocultação e negação de pautas”, reforça a nota. “Brígido sempre se posicionou de forma respeitosa, aliada e pró-causa, inexistindo, portanto, motivo para qualquer tipo de especulação. Eventual tentativa de distorcer esse posicionamento para legitimar ataques é igualmente indevida”.
Medidas legais em andamento
Ao entrar no BBB, o amazonense se definiu como heterossexual e afirmou que pretende casar com a atual namorada. A nota alerta para a gravidade das “falsas suposições” e concluiu com uma ameaça: “A divulgação de informações falsas e a exploração da vida íntima configuram violação aos direitos de personalidade, notadamente honra, imagem, privacidade e dignidade, sujeitando os responsáveis às medidas cabíveis nas esferas cível e criminal.”
O texto diz, ainda, que posts e comentários sobre o tópico estão sendo monitorados pela equipe e que “medidas legais cabíveis já estão em andamento”.