
Instagram/Victor Fasano
Victor Fasano processa Globo por reexibição de “O Clone” no streaming
Ator pede indenização por uso indevido da novela no Globoplay e questiona valores pagos pela reprise no Canal Viva
Ator cobra pagamentos por exibição na Globoplay
O ator Victor Fasano está travando uma batalha na Justiça contra a Rede Globo envolvendo a novela “O Clone”, um dos grandes sucessos de sua carreira. A ação, iniciada em junho deste ano, foi revelada nesta segunda (8/12) pela coluna de Fábia Oliveira.
Victor e a empresa Paisagio Comércio Vídeo Foto, da qual é sócio-administrador, alegam que as reexibições da trama têm ocorrido sem os pagamentos devidos. Segundo os autores, o contrato assinado em 2001 com a emissora não previa a exploração da obra via streaming, no caso, na plataforma Globoplay. Eles acusam a Globo de lucrar com a novela sem repassar a contraprestação correta, contestando a tese da emissora de que termos como “internet” e “meios digitais” no contrato antigo legitimariam o uso na plataforma.
Disputa envolve também o Canal Viva
Além do streaming, o processo questiona a exibição de “O Clone” no Canal Viva. Victor Fasano acusa a emissora de classificar a reprise como licenciamento, e não reexibição, o que reduziria drasticamente os valores repassados ao artista. Para a defesa do ator, essa manobra configura violação contratual e justifica a aplicação de multa compensatória.
Pedidos de indenização e danos morais
À Justiça, o ex-global pede que a Rede Globo seja condenada a pagar pela exploração da obra tanto na Globoplay quanto no Canal Viva, além de multas por quebra de contrato e indenização por danos morais. O ator também solicitou que a emissora anexe ao processo as notas fiscais emitidas durante a novela e a cópia do contrato original de 2001.
A Globo não se manifestou sobre o caso. O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.