
Divulgação/Globo
Globo mexe em “Três Graças” para tentar elevar audiência
Novela terá ritmo acelerado e antecipação de tramas, inclundo retorno de personagem dado como morto e plano de roubo da protagonista
Aceleração da trama para estancar crise
A Globo iniciou uma operação de resgate para elevar os índices de audiência de “Três Graças”, que tem registrado desempenho abaixo do esperado desde a estreia, em outubro. Apesar de contar com boa aceitação da crítica, os números do Kantar Ibope preocupam a emissora, levando a direção a intervir na edição dos capítulos já a partir desta semana.
A principal estratégia consiste em acelerar a narrativa, antecipando acontecimentos cruciais para prender o público. Uma das tramas mais aguardadas, o roubo — ou “apropriação” — da estátua de Arminda (Grazi Massafera), comandado pela protagonista Gerluce (Sophie Charlotte), deve ir ao ar já em meados de dezembro. A heroína pretende usar o dinheiro da escultura para ajudar moradores da Chacrinha prejudicados pela fundação do vilão Ferette (Murilo Benício).
Reviravoltas antecipadas
Outra cartada para movimentar a história acontece nesta semana: o público descobrirá que Rogério (Eduardo Moscovis), marido de Arminda, não morreu. A revelação, originalmente prevista para capítulos futuros, foi adiantada na ilha de edição.
Possível mudança de horário na grade
Além das intervenções no conteúdo, a Globo estuda uma medida mais drástica: antecipar o horário de exibição dos capítulos. Segundo a colunista Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias, a área de dados da emissora cruzou pesquisas, números de audiência e comentários nas redes sociais, concluindo que a novela tem a avaliação mais positiva dos primeiros capítulos desde “Pantanal” (2022), mas recebe críticas negativas constantes sobre o horário de exibição.
Ao longo dos últimos anos, a emissora adiou o início das novelas das nove (que já foi novela das oito), considerando que o público precisava de tempo para chegar em casa, tomar banho e jantar. Pesquisas recentes, porém, mostram que o brasileiro está indo dormir mais cedo. Novelas que entram tarde e terminam ainda mais tarde enfrentam dificuldade para segurar audiência, já que os capítulos podem ser assistidos no Globoplay no dia seguinte. Não por acaso, a atual líder de audiência da emissora é a novela das sete.
Caso aprovada, essa alteração impactaria toda a programação noturna, puxando a grade para mais cedo desde a novela das 18h.
Números preocupantes
Até o momento, “Três Graças” acumula uma média instável de 21,9 pontos na Grande São Paulo. Frequentemente, a trama das 21h tem perdido em audiência para o “Jornal Nacional” e até para a novela das 19h, “Dona de Mim”. O cenário lembra o início da antecessora, o remake de “Vale Tudo”, que demorou a engrenar e terminou com a terceira pior média histórica do horário.
Acompanhando os resultados, os autores Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva estariam atentos às pesquisas de opinião realizadas com telespectadores para ajustar o roteiro conforme a recepção do público.