
Divulgação/Globo
Selton Mello vai dirigir e estrelar adaptação de “O Alienista”, de Machado de Assis
Ator viverá o Doutor Simão Bacamarte em projeto que define como "sonho de mais de 20 anos"
Um clássico da literatura nas telas
Selton Mello está prestes a realizar um projeto antigo e ambicioso: adaptar para o cinema “O Alienista”, uma das obras mais célebres de Machado de Assis. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5/12) pela Conspiração Filmes, produtora responsável pelo longa. Além de dirigir, o ator assumirá o papel principal do Doutor Simão Bacamarte, o médico que retorna à vila de Itaguaí com a missão de fundar a Casa Verde, um hospício destinado ao tratamento de distúrbios mentais.
A nova versão promete uma reinterpretação atualizada do texto clássico, aprofundando reflexões sobre temas contemporâneos e universais, como a saúde mental e os perigosos limites do poder e da autoridade. O filme ainda está em fase de desenvolvimento e não possui previsão de estreia.
O sonho de duas décadas
Em comunicado oficial, Selton revelou que levar essa história aos cinemas é um desejo antigo. “Um sonho de mais de 20 anos. Quem é maluco? Qual o limite tênue entre razão e insanidade? […] Machado de Assis é nosso mestre absoluto da literatura e chegou a hora de oferecer esta história estupenda ao grande público”, declarou o artista.
Este projeto marca a primeira de duas parcerias firmadas entre o ator e a Conspiração Filmes. O anúncio chega em um momento de consagração internacional para Selton Mello, que recentemente brilhou em “Ainda Estou Aqui” — vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional — e fez sua estreia em Hollywood na nova versão de “Anaconda”.