
Instagram/The Academy
Quentin Tarantino ataca Paul Dano e gera revolta em Hollywood
Cineasta chama ator de "defeito gigante" e "o cara mais brocha do mundo" ao comentar o filme "Sangue Negro", provocando reações de colegas da indústria
Ataque gratuito em lista de melhores filmes
Quentin Tarantino surpreendeu Hollywood ao revelar sua lista dos 20 melhores filmes do século XXI, mas não pelas escolhas cinematográficas. O que roubou a cena foi um ataque direto e pessoal ao ator Paul Dano. Ao justificar a quinta posição de “Sangue Negro” em seu ranking, o diretor afirmou que o longa só não ficou em primeiro ou segundo lugar por ter “um grande, gigante defeito. O defeito é Paul Dano”.
Em participação no podcast do autor Bret Easton Ellis, Tarantino não economizou nas ofensas. Segundo ele, embora o filme exigisse dois protagonistas fortes, seria “drasticamente óbvio” que Dano não sustentou o papel. O cineasta foi além da crítica profissional, classificando o intérprete de Charada em “Batman” como “o ator mais fraco do SAG” (Sindicato dos Atores) e “o cara mais brocha do mundo”.
“Não estou dizendo que ele está tendo uma atuação terrível, estou dizendo que ele está tendo uma atuação insignificante. Não gosto dele”, disparou o diretor, cujas declarações foram consideradas gratuitas e desmotivadas por grande parte da indústria.
Colegas saem em defesa do ator
A agressividade das falas de Tarantino provocou uma onda imediata de apoio a Paul Dano por parte de colegas e profissionais do cinema. Simu Liu, astro de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, usou o X (antigo Twitter) para contestar o cineasta: “Não sei, cara, acho que Paul Dano é um ator incrível”.
Mattson Tomlin, roteirista de “Batman 2”, também elogiou publicamente o artista. “Ele não é apenas um ator fantástico, mas também um diretor incrível que exala controle e uma enorme empatia. Assista a ‘Vida Selvagem’ se você ainda não viu”, recomendou. Até mesmo Dillon Freasier, que atuou com Dano em “Sangue Negro”, defendeu o colega e a obra ao TMZ: “É uma obra de arte. E é assim porque o elenco foi montado perfeitamente”.
Até o momento, Paul Dano não se manifestou sobre os insultos. Procurado pela imprensa internacional, o ator, conhecido também por seus papéis em “12 Anos de Escravidão” e “Pequena Miss Sunshine”, optou pelo silêncio.