
Divulgação/Netflix
Petra Costa celebra “Apocalipse nos Trópicos” no pré-Oscar
Diretora de "Democracia em Vertigem" destaca conquista do cinema nacional após documentário entrar na lista de 15 finalistas da Academia
Reação à lista da Academia
A cineasta Petra Costa usou as redes sociais para comemorar a inclusão de seu novo documentário, “Apocalipse nos Trópicos”, na lista de pré-indicados ao Oscar 2026. A produção, que investiga a influência da religião na política brasileira, foi anunciada nesta terça-feira (16/12) como uma das 15 semifinalistas na categoria de Melhor Documentário, superando uma peneira inicial de quase duas centenas de filmes.
O que disse a diretora?
Em sua publicação no Instagram, Petra destacou o esforço coletivo envolvido na realização da obra e a importância do feito para o audiovisual do país. “Acabo de receber a notícia que o’ Apocalipse nos Trópicos’ está na Shortlist de indicados para o Oscar 2026! Dos 200 documentários qualificados pro Oscar 2026, estamos entre os 15 que entraram na shortlist! É uma honra ver um trabalho, feito por tantos anos e tantas mãos. Essa é uma conquista também do Brasil e do nosso cinema nacional!”, escreveu.
Esta é a segunda vez que a diretora fica perto da estatueta dourada. Em 2020, ela chegou à fase final da premiação com “Democracia em Vertigem”, que concorreu ao Oscar de Melhor Documentário, consolidando seu nome no cenário internacional com obras de forte teor político.
Celebração dos colegas brasileiros
Petra Costa aproveitou o momento para exaltar o desempenho histórico do Brasil na pré-lista deste ano, citando nominalmente as outras produções nacionais selecionadas pela Academia. “Viva ‘Agente Secreto’ (melhor filme estrangeiro) e ‘Amarela’ (melhor curta) que entraram na lista!”, acrescentou a cineasta, celebrando o sucesso do longa de Kleber Mendonça Filho e do curta de André Hayato Saito.