
Divulgação/Neon
Críticos de Los Angeles elegem “O Agente Secreto” Melhor Filme Internacional do ano
Longa de Kleber Mendonça Filho supera favoritismo de "Foi Apenas um Acidente" e impressiona, ficando em 2ª lugar geral como Melhor Filme de 2025
Vitória importante na corrida do Oscar
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho, conquistou uma vitória significativa na temporada de premiações ao levar o troféu de Melhor Filme Internacional (não falado em língua inglesa) na lista de fim de ano da críticos de cinema de Los Angeles">Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA, na sigla em inglês). O longa superou o favorito “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi, que representa a França na corrida pelo Oscar, consolidando sua força na disputa por uma vaga no Oscar 2026.
Mas o destaque da produção não parou por aí. “O Agente Secreto” também brilhou na categoria principal da noite, terminando como 2º colocado geral na disputa de Melhor Filme do ano. A produção brasileira ficou atrás apenas de “Uma Batalha Após a Outra”, de Paul Thomas Anderson, que vem dominando a temporada e é considerada favorita ao prêmio máximo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Wagner Moura brilha como vice em Melhor Ator
Na categoria de atuação, Wagner Moura também teve grande destaque. O brasileiro também terminou como 2º colocado na disputa de Melhor Ator, empatado com Timothée Chalamet (“Marty Supreme”). O prêmio principal foi dividido entre Ethan Hawke, por “Blue Moon”, e Rose Byrne (Melhor Atriz por “Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria”).
Esse desempenho reforça as previsões da revista Variety, que projeta Wagner Moura como um nome forte na corrida pelo Oscar de Melhor Ator e coloca “O Agente Secreto” entre os 10 prováveis indicados a Melhor Filme na premiação da Academia.
Os grandes vencedores da noite
O grande campeão da LAFCA foi “Uma Batalha Após a Outra”, que levou três prêmios: Melhor Filme, Melhor Diretor (Paul Thomas Anderson) e Melhor Performance Coadjuvante (Teyana Taylor).
A Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles tem um histórico de prever vitórias do Oscar, tendo reconhecido anteriormente filmes como “Parasita”, “Moonlight” e “Guerra ao Terror”, que saíram da posição de azarões para posteriormente vencerem a estatueta dourada.