
Instagram/Luana Piovani
Justiça nega indenização de R$ 50 mil pedida por Sari Corte Real contra Luana Piovani
Juíza entendeu que críticas da atriz nas redes sociais sobre o caso da morte do menino Miguel fazem parte do debate público e não configuram ofensa
Decisão judicial
A Justiça de Pernambuco rejeitou o pedido de indenização de R$ 50 mil movido por Sari Corte Real contra a atriz Luana Piovani. A decisão foi proferida na terça-feira (17/12) pela juíza Ana Claudia Brandão de Barros Correia, da 29ª Vara Cível do Recife, mas veio à público nesta quinta (18) em comemoração da atriz. Sari, ex-primeira-dama de Tamandaré e ré pela morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva em 2020, alegava que publicações feitas pela artista nas redes sociais teriam violado sua honra e dignidade.
Liberdade de crítica
A decisão reforçou que as redes sociais funcionam como uma “praça pública digital” e que críticas severas são protegidas pela Constituição, desde que não haja imputação falsa de crime ou incitação direta à violência — o que, segundo a análise, não ocorreu no caso. “Não se evidencia, com a robustez necessária à condenação civil, a configuração de imputação falsa de fato criminoso novo”, completou a magistrada.
Nas redes sociais, Luana Piovani comemorou a vitória e elogiou a postura da juíza. “Hoje é um grande dia!! A justiça brasileira, por nós tão questionada pela morosidade e falta de eficácia, hoje fez jus a representação da estátua, foi justa e cega. Estamos satisfeitas”, escreveu a atriz, completando: “Que essa criminosa vá rápido pagar, lentamente, os 15 anos de pena pela morte do nosso querido Miguel. Cadeia nela já!!”.