
Divulgação/ABC
Morre Isiah Whitlock Jr., astro de “A Escuta”, aos 71 anos
Ator conhecido pela série da HBO e por filmes de Spike Lee faleceu após curta doença
Luto na TV americana
O ator Isiah Whitlock Jr., mais conhecido pelo papel do senador corrupto Clay Davis na série da HBO “A Escuta” (The Wire), faleceu nesta terça-feira (30/12) em Nova York, aos 71 anos. A notícia foi confirmada por seu empresário, Brian Liebman, através de uma publicação no Instagram. “Um ator brilhante e uma pessoa ainda melhor. Que sua memória seja sempre uma bênção. Nossos corações estão partidos”, escreveu. Segundo a Variety, Whitlock morreu pacificamente após enfrentar uma doença breve.
De Martin Scorsese a Spike Lee
Nascido em Indiana em 1954, Whitlock construiu uma carreira sólida que começou nos palcos e chegou ao cinema em 1990 com o clássico de Martin Scorsese “Os Bons Companheiros” (1990). Mas foi a partir de 2002, em “A Escuta”, que ele alcançou a popularidade, especialmente pela pronúncia exagerada de seu bordão “sheeeee-it” (merda). A frase, que nasceu em filmes de Spike Lee como “A Última Noite”, tornou-se tão popular que fãs o paravam na rua diariamente pedindo para ouvi-la.
Whitlock foi um dos colaboradores mais frequentes do diretor Spike Lee, acumulando papéis em seis filmes do cineasta: “A Última Noite” (2002), “Elas Me Odeiam” (2004), “Verão em Red Hook” (2012), “Chi-Raq” (2015), “Infiltrado na Klan” (2018) e “Destacamento Blood” (2020). O último filme o que lhe deu maior destaque como o veterano do Vietnã Melvin, que vive um dos momentos mais tensos de “Destacamento Blood” ao lidar com minas terrestres.
Comédias televisivas
Sua versatilidade também lhe permitiu brilhar na comédia. Ele se destacou no gênero em “Veep”, seu segundo sucesso na HBO, onde viveu George Maddox, Secretário de Defesa e rival de Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus). Outros créditos no gênero incluem duas séries da Netflix: as comédias policiais “Good Cop” e “Assassinato na Casa Branca”.
Dublagens na Pixar
Além do trabalho como ator, Whitlock também se destacou como dublador, usando sua voz marcante em três animações da Pixar. Ele dublou personagens em “Carros 3” (2017), “Lightyear” (2022) e na vindoura comédia sci-fi “Cara de Um, Focinho de Outro”, prevista para estrear em março.