PIPOCAMODERNA
Pipoca Moderna
  • Filme
  • Série
  • Reality
  • TV
  • Música
  • Etc
  • Filme
  • Série
  • Reality
  • TV
  • Música
  • Etc

Nenhum widget encontrado na barra lateral Alt!

Instagram/Ieda Maria Vargas

Etc|23 de dezembro de 2025

Morre Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo

Gaúcha estava internada há duas semanas em Gramado e faleceu devido a problemas cardíacos, dias antes de completar 81 anos


Pipoque pelo Texto ocultar
1 Adeus à primeira Miss Universo do Brasil
2 Uma trajetória histórica
3 Recusa a Hollywood e vida familiar

Adeus à primeira Miss Universo do Brasil

A história dos concursos de beleza no Brasil perdeu sua grande pioneira nesta segunda-feira (22/12). Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu aos 80 anos em Gramado, na Serra Gaúcha. Ela estava internada na UTI do Hospital Arcanjo São Miguel há 15 dias e faleceu por volta das 16h em decorrência de problemas cardíacos, conforme confirmado por sua filha, Fernanda Vargas.

Ieda completaria 81 anos na próxima semana, no dia 31 de dezembro. Ela deixa dois filhos, Enzo e Fernanda, e os netos Enzo e Carmela.

Uma trajetória histórica

A consagração mundial de Ieda aconteceu em 20 de julho de 1963, em Miami Beach, nos Estados Unidos. Aos 18 anos, ela superou 49 candidatas e recebeu a coroa das mãos da argentina Norma Beatriz Nolan, tornando-se a segunda sul-americana a vencer o concurso. Antes disso, ela já havia conquistado os títulos de Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul, Miss Porto Alegre e Miss Brasil — este último em um Maracanãzinho lotado, menos de um mês antes da vitória internacional.

Seu reinado foi marcado por uma recepção apoteótica no retorno ao Brasil. Em Porto Alegre, desfilou em carro de bombeiros do aeroporto ao Palácio Piratini, sendo recebida pelo governador Ildo Meneghetti. Também teve encontros com o presidente João Goulart em Brasília e desfilou pela Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro. “Na minha época, ganhar o título era muito mais importante do que ser top model hoje. Era como ganhar a Copa do Mundo”, declarou em entrevista à Folha de S.Paulo em 1997.

Recusa a Hollywood e vida familiar

A beleza e o carisma da gaúcha chamaram a atenção até mesmo de Hollywood. Durante seu reinado, o ator Peter Sellers, um dos jurados do concurso, ofereceu a ela um contrato para estrelar o filme “A Pantera Cor de Rosa” (1963). Ieda, no entanto, recusou o convite, preferindo retornar ao Rio Grande do Sul para se casar e constituir família.

Em 1968, ela se estabeleceu em Porto Alegre com o empresário José Carlos Athanásio, com quem viveu por 40 anos até a morte dele, em 2009. Após ficar viúva, mudou-se para Gramado. Mesmo longe dos holofotes, manteve-se reverenciada no meio: em 2023, foi homenageada pelos 60 anos de sua coroação e, em fevereiro deste ano, participou da coroação da atual Miss Universo Brasil.

Mais Pipoca


Wagner Moura tem 91% de chance de vencer o Oscar, aponta previsão

Morre Lindomar Castilho, “rei do bolero” e autor de feminicídio histórico

Morre Gil Gerard, protagonista de “Buck Rogers no Século 25”

Joyce Prado, diretora de “Chico Rei Entre Nós”, morre aos 38 anos

Pipoca Moderna

Acompanhe Pipoca Moderna (pipocamoderna.com.br) para mais notícias de entretenimento.

@Pipoca Moderna 2025
Privacidade | Cookies | Facebook | X | Bluesky | Flipboard | Anuncie