
Divulgação/Universal
“Five Nights at Freddy’s 2” bate recorde e lidera bilheteria nos EUA
Sequência de terror arrecada US$ 63 milhões nos Estados Unidos e US$ 109 milhões mundiais contra um orçamento de apenas US$ 36 milhões
Maior abertura pós-Ação de Graças da história
“Five Nights at Freddy’s 2” estreou no topo da bilheteria doméstica dos Estados Unidos com US$ 63 milhões arrecadados em 3.412 salas, registrando a maior abertura de todos os tempos para o fim de semana pós-Dia de Ação de Graças. No mercado internacional, o filme da Universal e Blumhouse arrecadou US$ 46,1 milhões em 76 territórios, alcançando um total global inicial de US$ 109 milhões contra um orçamento de produção de apenas US$ 36 milhões de produção.
A crítica rejeitou o filme — a aprovação atual no Rotten Tomatoes é de apenas 12%, comparada aos 33% do primeiro longa —, mas o público parece não se importar. “Five Nights at Freddy’s 2” recebeu nota B no CinemaScore, considerada positiva para um título de terror, e teve 88% de comentários positivos dos usuários do mesmo Rotten Tomatoes.
Quais marcos a sequência alcançou?
Nos Estados Unidos, a sequência deve registrar a segunda melhor abertura de terror do ano, ficando atrás apenas de “Invocação do Mal 4: O Último Ritual”, da Atomic Monster, empresa que se fundiu com a Blumhouse em 2024. Também marca a maior estreia do ano para um filme de terror classificado como PG-13, superando “Predador: Terras Selvagens”, e a maior abertura de dezembro para um terror na história da bilheteria norte-americana, ultrapassando “Pânico 2”, que detinha o recorde desde 1997.
No mercado internacional, “Five Nights at Freddy’s 2” igualmente se posiciona como a segunda melhor estreia de terror de 2025. Em 2023, o primeiro “Five Nights at Freddy’s”, da Blumhouse, baseado na série de jogos de Scott Cawthon sobre os animatrônicos gigantes que habitam a pizzaria Freddy Fazbear, tornou-se o filme de terror de maior bilheteria do ano, arrecadando mais de US$ 300 milhões globalmente.
Blumhouse volta a crescer após ano difícil
A Blumhouse-Atomic Monster é uma das maiores produtoras de sucesso de Hollywood, responsável por franquias como “Uma Noite de Crime” e filmes como “Corra!”, mas enfrentou um 2025 difícil, lançando fracassos como “M3GAN 2.0”, “Lobisomem” e “Drop – Ameaça Anônima”. Com o sucesso de “Black Phone 2” em outubro e agora “Five Nights at Freddy’s 2”, a Blumhouse-Atomic Monster parece estar se recuperando.
“Five Nights at Freddy’s 2” é também a mais recente adaptação de videogame a conquistar o público, juntando-se a títulos como “Um Filme Minecraft” e “Super Mario Bros. – O Filme”. Josh Hutcherson retorna para liderar o elenco, com Emma Tammi também voltando à direção.
Zootopia 2 segue rumo a US$ 1 bilhão
“Zootopia 2”, da Walt Disney Animation, ficou em 2º lugar em seu terceiro fim de semana com US$ 43 milhões arrecadados em 4.000 salas, elevando seu total doméstico para US$ 220,6 milhões. Internacionalmente, a sequência arrecadou outros US$ 219 milhões, acumulando impressionantes US$ 695,3 milhões no exterior enquanto avança em direção à marca de US$ 1 bilhão na bilheteria global.
Apenas outro filme de Hollywood alcançou esse feito até agora em 2025, e também da Disney: “Lilo & Stitch”. “Zootopia 2” tem feito história na China, onde já arrecadou US$ 430 milhões, posicionando-se como o segundo maior título de Hollywood de todos os tempos no país, atrás apenas de “Vingadores: Ultimato”, sem ajuste pela inflação.
Wicked 2 ainda impressiona
“Wicked: Parte 2”, da Universal, caiu 73% em seu terceiro fim de semana para US$ 16,8 milhões arrecadados em 3.985 locais, acumulando um total doméstico impressionante de US$ 297 milhões até domingo. Ainda assim, o desempenho fica atrás dos US$ 322,1 milhões faturados pelo primeiro “Wicked” no mesmo ponto, já que o longa inaugural, lançado no Dia de Ação de Graças de 2024, caiu apenas 55% em seu terceiro fim de semana.
Internacionalmente, “Wicked: Parte 2” arrecadou US$ 13 milhões em 80 mercados, totalizando US$ 143,2 milhões no exterior e US$ 440,1 milhões globalmente. Executivos dentro e fora da Universal acreditam que o longa ainda tem bastante tempo para recuperar terreno.
Outros destaques da bilheteria
O longa animado “Jujutsu Kaisen: Execução”, da GKIDS, que reúne trechos da série de anime “Jujutsu Kaisen”, ficou em 4º lugar na América do Norte com US$ 10 milhões de 1.823 cinemas, seguido por dois títulos da Lionsgate no ranking: “Truque de Mestre: 3ª Ato” e “Kill Bill: The Whole Bloody Affair”, relançamento das duas partes do filme de Quentin Tarantino como um longa-metragem épico de 4 horas e meia de duração.
O quarto “Truque de Mestre” celebrou ultrapassar US$ 200 milhões em arrecadação mundial após ganhar outros US$ 3,5 milhões domesticamente em 2.626 salas e US$ 9 milhões internacionalmente em 85 mercados, enquanto “Kill Bill” fez impressionantes US$ 3,25 milhões em 1.198 salas, unindo “Kill Bill: Vol 1” (2003) e “Kill Bill: Vol 2” (2004) pela primeira vez, com uma nova sequência de anime inédita e direito a um intervalo de 15 minutos em sua projeção nos cinemas.