
Instagram/Fabio Porchat
Fabio Porchat ironiza direita em vídeo na Embaixada de Roma e gera crise diplomática
Comediante usou cenário oficial para satirizar críticas ao comercial de Fernanda Torres, mas Itamaraty diz que gravação não foi autorizada
Sátira em solo diplomático
O humorista Fabio Porchat provocou polêmica ao gravar um vídeo ironizando as críticas de políticos de direita ao recente comercial da Havaianas. A esquete acabou chamando atenção pelo cenário: foi filmada dentro da Embaixada do Brasil em Roma. O uso do espaço oficial gerou reações imediatas da oposição e obrigou o Itamaraty a se pronunciar, negando ter autorizado a gravação.
Qual é o conteúdo do vídeo?
No vídeo, Porchat interpreta seu personagem Mauro César, um empresário que tenta “gerir a crise” causada pela propaganda protagonizada por Fernanda Torres. Na campanha real, a atriz diz que não deseja que as pessoas “comecem o ano com o pé direito”, mas sim com os dois pés — frase que foi interpretada por bolsonaristas como uma provocação política. Deputados como Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) chegaram a publicar vídeos jogando sandálias no lixo em protesto.
Na sátira, o personagem de Porchat diz a Fernanda: “Fernandinha, sua doida, eles estão achando que são a Enel, eles querem acabar com a tua luz”. Ele ainda propõe mudanças nas campanhas da atriz. “Cancelei o contrato com a Havaianas e engatilhei o contrato com a Havan”, citando a loja de Luciano Hang, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Reação política e resposta oficial
A gravação no prédio público motivou críticas do senador Rogério Marinho (PL-RN), que cobrou explicações formais. “Quando estrutura diplomática vira cenário para humor político, o problema não é opinião, é uso indevido do Estado. Instalações governamentais não servem para militância”, escreveu o parlamentar, prometendo pedir apuração de responsabilidade à Chancelaria brasileira.
Procurado, o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, afirmou que o vídeo foi feito “sem seu conhecimento e autorização”. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores explicou que Porchat é convidado pessoal do embaixador para a celebração de Natal e está hospedado na residência oficial. O Itamaraty ressaltou que a estadia “não implicou gastos públicos, já que as despesas de convidados pessoais do embaixador são custeadas pelo próprio chefe da Missão Diplomática”.
O órgão não informou se há protocolos específicos que proíbam gravações nas dependências da embaixada.