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Divulgação/Imagem Filmes

Filme|11 de dezembro de 2025

Estreias da semana no cinema destacam três comédias nacionais

"Traição Entre Amigas", com Larissa Manoela, "Perfeitos Desconhecidos", com Sheron Menezzes, e "Sexa", estrelado e dirigido por Glória Pires, são os destaques desta quinta (11/12)


A programação de cinema desta quinta (11/12) destaca três comédias brasileiras: “Traição Entre Amigas”, nova adaptação de Thalita Rebouças estrelada por Larissa Manoela, “Perfeitos Desconhecidos”, remake do longa italiano homônimo de Paolo Genovese, e “Sexa”, primeiro filme dirigido por Glória Pires. O circuito também recebe diversas comédias indies americanas, filmes de terror, animações e relançamentos de clássicos, entre outras opções. Confira todas as estreias.


 
Pipoque pelo Texto ocultar
1 🎞️ TRAIÇÃO ENTRE AMIGAS
2 🎞️ PERFEITOS DESCONHECIDOS
3 🎞️ SEXA
4 🎞️ SORRY, BABY
5 🎞️ AMOR APOCALIPSE
6 🎞️ ENTRE NÓS – UMA DOSE EXTRA DE AMOR
7 🎞️ MEMÓRIAS DE UM VERÃO |
8 🎞️ NATAL SANGRENTO
9 🎞️ PUSH – NO LIMITE DO MEDO
10 🎞️ MAKE A GIRL
11 🎞️ JESUS – A LUZ DO MUNDO
12 🎞️ PRIMEIRO ENCONTRO
13 🎞️ O CASTIGO
14 🎞️ LIVROS RESTANTES
15 🎞️ O CORETO
16 🎞️ O ILUMINADO
17 🎞️ ORGULHO E PRECONCEITO
18 🎞️ HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO
19 🎞️ MUNCH: AMOR, FANTASMAS E VAMPIRAS
20 🎞️ THE CURE: THE SHOW OF A LOST WORLD
21 🎞️ SINISTRO – UM RAP DE NIKITI
22 🎞️ ABRE ALAS

🎞️ TRAIÇÃO ENTRE AMIGAS

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Baseado no livro homônimo de Thalita Rebouças (“Tudo por um Pop Star”), o drama dirigido por Bruno Barreto (“Dona Flor e Seus Dois Maridos”) narra a trajetória de Penélope e Luiza, melhores amigas inseparáveis que veem sua relação desmoronar após um episódio de traição. A trama se inicia com as duas jovens compartilhando sonhos artísticos, até que Penélope beija o namorado de Luiza, desencadeando um rompimento que altera o curso de suas vidas.

O filme acompanha o amadurecimento das protagonistas após a separação, com Penélope mudando-se para Nova York para estudar atuação, enquanto Luiza permanece no Brasil focada em sua carreira musical. A narrativa explora as consequências de escolhas impulsivas e o processo de perdão, questionando se a amizade verdadeira pode resistir a mágoas profundas e à distância física e emocional.

Larissa Manoela (“Além da Ilusão”) interpreta Penélope e Giovanna Rispoli (“Carcereiros”) vive Luiza. A adaptação busca atualizar os conflitos juvenis da obra original, inserindo as personagens em contextos contemporâneos de carreira e relacionamentos, sob a condução de um cineasta veterano conhecido por dirigir grandes atrizes do cinema nacional.


 

🎞️ PERFEITOS DESCONHECIDOS

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Remake brasileiro do sucesso italiano “Perfetti Sconosciuti”, a estreia no cinema da diretora de séries Julia Jordão (“O Rei da TV”) explora os limites da privacidade na era digital. A premissa gira em torno de sete amigos de longa data que se reúnem para um jantar e decidem participar de um jogo arriscado: colocar todos os celulares na mesa e compartilhar publicamente cada mensagem, e-mail ou chamada que receberem durante a noite.

À medida que as notificações chegam, o clima de confraternização dá lugar à tensão, revelando segredos conjugais, traições e vidas paralelas que ameaçam destruir relacionamentos e amizades de anos. O que começa como uma brincadeira inocente expõe a fragilidade das conexões humanas e o quanto os personagens desconhecem as pessoas com quem convivem intimamente.

O elenco conta com Sheron Menezzes (“Vai na Fé”), Danton Mello (“Predestinado”) e Fabrício Boliveira (“Simonal”), além de Débora Lamm (“Cilada”) e Gisele Itié (“Os Dez Mandamentos”). A narrativa mantém a unidade de espaço característica da obra original, concentrando a ação quase inteiramente ao redor da mesa de jantar para amplificar a claustrofobia emocional dos protagonistas.


 

🎞️ SEXA

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A estreia de Glória Pires na direção de longas-metragens aborda a sexualidade e o envelhecimento feminino. A própria diretora protagoniza o filme no papel de Bárbara, uma mulher que, ao completar 60 anos, enfrenta uma crise de identidade e o medo da invisibilidade social, utilizando a catarata como metáfora visual para sua visão limitada sobre a própria vida.

A comédia ganha dramaticidade quando Bárbara inicia um romance com Davi, um homem 25 anos mais jovem, despertando nela um novo entusiasmo, mas também inseguranças e o julgamento alheio. O conflito se intensifica com a reação de seu filho Rodrigo, que desaprova o comportamento da mãe e tenta controlar suas escolhas, enquanto sua amiga Cristina a incentiva a romper com a apatia.

O elenco traz Thiago Martins (“Amor de Mãe”) como o par romântico e Danilo Mesquita (“Ricos de Amor”) como o filho conservador, com Isabel Fillardis (“A Próxima Vítima”) no papel da melhor amiga. O roteiro busca tratar com leveza e humor temas relacionados à mulher madura, questionando as expectativas sociais sobre o comportamento na terceira idade.


 

🎞️ SORRY, BABY

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Dirigida e estrelada pela comediante Eva Victor, conhecida por esquetes virais na internet, a comédia dramática explora o processo de cura após um trauma. A trama gira em torno de Agnes, que tenta retomar sua vida cotidiana e seus relacionamentos após passar por uma experiência traumática de abuso, contando com o apoio de sua rede próxima de amigos e vizinhos.

O roteiro equilibra momentos de vulnerabilidade com o humor característico da diretora, evitando o melodrama excessivo para focar nas nuances do dia a dia da recuperação. A relação de Agnes com sua melhor amiga Lydie e seu vizinho Gavin forma o núcleo emocional da história, mostrando como o suporte comunitário é essencial para navegar o luto e a readequação à normalidade.

O elenco de apoio inclui Naomi Ackie (“Pisque Duas Vezes”) e Lucas Hedges (“Manchester à Beira-Mar”), que trazem peso dramático à produção independente. O filme é descrito como um relato pessoal e poético que ilumina a complexidade de seguir em frente, utilizando o humor como uma ferramenta vital de sobrevivência.


 

🎞️ AMOR APOCALIPSE

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Romance e ansiedade climática se unem na comédia romântica canadense dirigida por Anne Émond (“Nelly”). A história segue Adam, um dono de canil que sofre de “ecoansiedade” severa, e Tina, uma atendente de telemarketing que vende luminárias terapêuticas. Os dois iniciam uma conexão improvável por telefone, encontrando conforto mútuo em meio a suas neuroses e à solidão.

O enredo ganha contornos de road movie quando, durante um desastre natural, Adam decide partir em uma jornada física para encontrar Tina pessoalmente. A narrativa equilibra o humor das situações absurdas com reflexões sobre como encontrar amor e sentido em um mundo que parece estar à beira do colapso, utilizando um cenário apocalíptico como pano de fundo para a intimidade. Piper Perabo (“Show Bar”) e Patrick Hivon (“Babysitter”) interpretam o casal protagonista.


 

🎞️ ENTRE NÓS – UMA DOSE EXTRA DE AMOR

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Comédia dramática dirigida por Chad Hartigan (“Memórias de um Amor”), o filme aborda as complexidades dos relacionamentos modernos a partir de uma decisão impulsiva. A trama segue um rapaz que, apaixonado por sua melhor amiga que teme compromissos, acaba envolvido em um triângulo amoroso acidental quando uma terceira pessoa entra na dinâmica durante uma noite de bebidas e dança.

O enredo se complica quando a experiência, idealizada inicialmente como uma fantasia, resulta em consequências reais e inesperadas, incluindo uma gravidez não planejada que força os três personagens a reavaliarem suas responsabilidades e sentimentos. A história transita entre o humor das situações constrangedoras e o drama das decisões adultas, explorando como a intimidade e a amizade são testadas em cenários não convencionais.

O elenco principal é formado por Zoey Deutch (“O Plano Imperfeito”), Jonah Hauer-King (“A Pequena Sereia”) e Ruby Cruz (“Willow”). O roteiro busca desconstruir clichês de comédias românticas ao lidar com as repercussões emocionais e práticas de um ménage à trois.


 

🎞️ MEMÓRIAS DE UM VERÃO |

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O drama dirigido por Charlie McDowell (“Complicações do Amor”) adapta o romance da autora finlandesa Tove Jansson, focando na relação entre uma avó artista e sua neta de seis anos, Sophia. Ambientado em uma ilha remota no Golfo da Finlândia durante os meses de verão, o filme explora o luto recente da família após a morte da mãe da menina, com o pai permanecendo como uma figura distante e silenciosa no cenário.

A narrativa é construída através de vinhetas episódicas que mostram as aventuras e conversas entre as duas gerações, abordando temas como a mortalidade, a natureza e a passagem do tempo de forma sutil e atmosférica. A ilha funciona como um microcosmo onde a avó, enfrentando sua própria finitude, ensina à neta lições sobre independência e sobrevivência emocional em meio à paisagem nórdica.

Glenn Close (“A Esposa”) protagoniza o longa ao lado da estreante Emily Matthews, com Anders Danielsen Lie (“A Pior Pessoa do Mundo”) no papel do pai. A produção foi filmada em locações na Finlândia, utilizando a luz natural e o ambiente isolado para refletir os estados internos dos personagens.


 

🎞️ NATAL SANGRENTO

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Reinvenção do clássico slasher polêmico de 1984, este filme de terror dirigido por Mike P. Nelson (“Pânico na Floresta: A Fundação”) traz uma nova abordagem para a lenda do Papai Noel assassino. A trama segue um jovem que testemunhou o brutal assassinato de seus pais na véspera de Natal quando criança e, anos depois, veste o traje do bom velhinho para iniciar uma onda de violência vingativa.

Diferente do original, esta versão introduz novos elementos narrativos onde a missão sangrenta do protagonista colide com um interesse amoroso, desafiando-o a confrontar seus traumas. O filme mantém a estrutura clássica de horror natalino, subvertendo a iconografia festiva com cenas de gore e suspense psicológico focado na mente fraturada do assassino.

A produção estrelada por Rohan Campbell (“Halloween Ends”) e Ruby Modine (“A Morte Te Dá Parabéns”) busca equilibrar a nostalgia dos fãs do longa original com uma estética contemporânea de violência gráfica, explorando o legado de um dos títulos mais controversos da década de 1980.


 

🎞️ PUSH – NO LIMITE DO MEDO

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O novo suspense dirigido por David Charbonier e Justin Douglas Powell (“Djinn: Cuidado com o que Deseja”) mantém a tradição da dupla de criar narrativas minimalistas focadas em situações de confinamento. Na trama, Natalie Flores (a espanhola Alicia Sanz, “El Cid”), corretora imobiliária grávida de oito meses, viaja para Michigan em busca de recomeço após a morte de seu noivo em um acidente de automóvel. Desesperada por fechar uma venda que lhe permita estabilidade, Natalie agenda visita a uma casa antiga de arquitetura Tudor com histórico criminal- os antigos proprietários foram assassinados ali.

Durante a apresentação, um “cliente” (Raúl Castillo, “Army of the Dead”) transforma a visita comercial em pesadelo. Natalie fica aprisionada na propriedade, seu celular para de funcionar, seu carro falha mecanicamente e suas contrações começam, estabelecendo um relógio biológico que intensifica a urgência da situação. O cliente revela-se psicopata obsessivo que deseja extrair o bebê de Natalie. O filme se estrutura como perseguição em tempo real através da mansão enquanto Natalie luta pela sobrevivência .

O enredo utiliza a vulnerabilidade física da protagonista como elemento central do suspense, isolando-a em um ambiente onde precisa enfrentar não apenas a ameaça externa, mas também seus próprios limites físicos e psicológicos. A trama se insere no subgênero de horror gestacional, explorando medos primordiais relacionados à maternidade e à violação da segurança doméstica.


 

🎞️ MAKE A GIRL

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O anime sci-fi acompanha Akira Mizutamari, um estudante do ensino médio com inclinações científicas e desinteresse por relacionamentos convencionais. Utilizando a tecnologia de sua mãe, uma cientista renomada, ele decide criar artificialmente uma “namorada” sintética chamada No. 0, buscando entender a mecânica das emoções humanas sem o envolvimento afetivo real. Quando a criação de Akira começa a desenvolver consciência e sentimentos que transcendem sua programação original, surgem conflitos éticos e emocionais inesperados para o protagonista.

A produção marca a estreia de Gensho Yasuda em longas-metragens, após se tornar conhecido por curtas independentes e vídeos virais no TikTok. O filme mantém seu estilo visual característico, que mistura o uso do software Blender (3D) com uma estética de anime tradicional. A história expande o universo do curta-metragem anterior do diretor, “Make Love”, aprofundando as motivações de Akira e abordando temas como inteligência artificial e a essência da humanidade.


 

🎞️ JESUS – A LUZ DO MUNDO

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Animação dirigida pelos veteranos Tom Bancroft (ex-Disney) e John J. Schafer, o filme reconta a história de Jesus Cristo sob a perspectiva do apóstolo João, retratado aqui em sua juventude. Utilizando animação 2D tradicional, a produção narra os eventos desde o início do ministério de Jesus até sua crucificação e ressurreição, buscando apresentar o evangelho de forma acessível para o público familiar.

O roteiro foca na jornada de transformação dos discípulos e nos milagres presenciados por João, com o objetivo de introduzir a narrativa do Novo Testamento a uma nova geração de crianças. Entretanto, a escolha pela animação desenhada à mão visa evocar a nostalgia dos clássicos da era de ouro da animação, em vez do 3D predominante no mercado atual.


 

🎞️ PRIMEIRO ENCONTRO

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A comédia romântica do italiano Paolo Genovese (“Perfeitos Desconhecidos”) propõe uma narrativa original ao personificar os pensamentos internos de um casal durante seu primeiro encontro. A trama acompanha Piero e Lara, dois estranhos que jantam juntos, enquanto suas emoções, medos e desejos são representados na tela por um “elenco” de vozes internas que discutem e influenciam suas ações em tempo real.

O enredo funciona como uma espécie de “Divertida Mente” para adultos, onde personagens como o “Cínico”, o “Romântico” e a “Ansiedade” de cada protagonista entram em conflito, criando situações cômicas e mal-entendidos. A estrutura revela a discrepância entre o que dizemos socialmente e o caos emocional que ocorre dentro de nossas mentes durante a vulnerabilidade de um encontro amoroso.

Edoardo Leo (“Já Era Hora”) e Pilar Fogliati (“Eu Odeio Natal”) interpretam o casal principal, com um elenco de apoio dando vida às suas facetas psicológicas. O filme foi rodado em Roma e mantém a assinatura de Genovese de explorar a psicologia das relações humanas através de premissas conceituais criativas e diálogos ágeis.


 

🎞️ O CASTIGO

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Rodado em tempo real e em plano-sequência, o drama de suspense dirigido pelo chileno Matias Bize (“A Vida dos Peixes”) foca no desespero de um casal. A história começa logo após Ana e Mateo deixarem seu filho de sete anos sozinho na floresta por alguns minutos como forma de castigo por mau comportamento, apenas para descobrirem, ao retornar, que o menino desapareceu.

A narrativa se concentra na busca frenética pelo filho e na desintegração emocional dos pais enquanto esperam pela polícia em uma estrada deserta. A tensão da situação extrema traz à tona ressentimentos ocultos, culpas e questionamentos profundos sobre a maternidade, o arrependimento e a fragilidade do casamento, transformando o thriller de desaparecimento em um drama psicológico intenso.

Antonia Zegers (“O Clube”) e Néstor Cantillana (“Vencer ou Morrer”) protagonizam a obra, sustentando a narrativa com atuações viscerais exigidas pelo formato contínuo da filmagem. A produção é elogiada por sua capacidade de gerar angústia sem sair de um único cenário, utilizando o fora de campo e o diálogo para dissecar a complexidade das relações familiares sob pressão.


 

🎞️ LIVROS RESTANTES

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Dirigido por Márcia Paraíso (“Lua em Sagitário”), o drama luso-brasileiro aborda temas de desapego e memória através da jornada de Ana Catarina. Prestes a se mudar para Portugal e precisando se desfazer de seus pertences, a protagonista de 50 anos se vê incapaz de doar os últimos cinco livros de sua estante, cada um carregando dedicatórias e marcas afetivas profundas de seu passado.

A narrativa segue Ana em sua decisão de devolver pessoalmente esses livros às pessoas que a presentearam, provocando reencontros com figuras de sua vida de 20 anos atrás. Essa peregrinação literária força a personagem a confrontar antigas histórias, resolver pendências emocionais e refletir sobre sua própria trajetória antes de iniciar um novo capítulo em outro país.

Denise Fraga (“O Auto da Compadecida”) vive a protagonista, trazendo sua carga dramática e cômica habitual para o papel, acompanhada por Augusto Madeira (“Bingo, O Rei das Manhãs”) e Renato Turnes (“Crisálida”). A narrativa utiliza os livros como objetos de memória que conectam tempos e afetos, construindo um road movie sentimental sobre o que escolhemos carregar e o que precisamos deixar para trás.


 

🎞️ O CORETO

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Passado na zona rural de Guararema, o drama foca na história de Tina, uma jovem agricultora apaixonada por literatura. Vivendo com sua avó e irmã, Tina nutre o sonho de publicar seu primeiro livro, mas enfrenta a barreira financeira de precisar arrecadar um valor específico para viabilizar a obra, enquanto trabalha na agricultura familiar para se sustentar.

A trama se desenvolve ao redor do coreto da praça central da cidade, um local simbólico onde a protagonista busca inspiração e acaba encontrando um misterioso desconhecido. Esse encontro se torna o catalisador para a jornada de Tina, revelando como a arte e a cultura local podem servir de ferramentas para a realização pessoal e a transformação da realidade comunitária.

Fernanda Schiavo (“Des-Igualdade O Filme”) interpreta a protagonista Tina, com Alexandre Borges (“Ti Ti Ti”) no papel do homem misterioso que a apoia. O longa de André Corrêa (“Des-Igualdade O Filme”) valoriza as paisagens do interior paulista e a simplicidade da vida rural, construindo uma narrativa sensível sobre persistência, sonhos e a importância do apoio intergeracional.


 

🎞️ O ILUMINADO

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O clássico de terror psicológico dirigido por Stanley Kubrick (“2001: Uma Odisseia no Espaço”), lançado originalmente em 1980, retorna aos cinemas para retomar a eterna discussão: é a melhor adaptação de Stephen King, como afirma a crítica, ou a pior, como jura o escritor? A história clássica acompanha Jack Torrance, um escritor em crise que aceita o emprego de zelador de inverno no isolado Hotel Overlook, mudando-se para lá com sua esposa Wendy e o filho Danny, que possui habilidades psíquicas conhecidas como “o brilho”.

O isolamento e as forças sobrenaturais do hotel começam a deteriorar a sanidade de Jack, transformando-o em uma ameaça letal para sua própria família. Enquanto Danny é assombrado por visões dos horrores passados do local, Wendy luta para proteger o filho da violência crescente do marido, culminando em uma perseguição claustrofóbica pelos corredores e labirintos do hotel.

Jack Nicholson (“Um Estranho no Ninho”) entrega uma de suas atuações mais icônicas como o perturbado protagonista, ao lado de Shelley Duvall (“Três Mulheres”). A produção é renomada pelo uso inovador da Steadicam, sua simetria visual rigorosa e uma atmosfera de tensão constante que a estabeleceu como uma referência fundamental no gênero de horror.


 

🎞️ ORGULHO E PRECONCEITO

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A melhor adaptação do romance literário de Jane Austen, ambientado na Inglaterra rural do final do século 18, acompanha a vida de Elizabeth Bennet e suas quatro irmãs, todas solteiras e sob a pressão da mãe para encontrarem maridos ricos que garantam o futuro da família, uma vez que sua propriedade será herdada por um primo distante.

O conflito central se estabelece quando o rico Sr. Bingley e seu amigo introspectivo e aparentemente arrogante, Sr. Darcy, chegam à vizinhança. Enquanto a irmã mais velha de Elizabeth atrai a atenção de Bingley, a própria Elizabeth trava uma batalha de intelecto e mal-entendidos com Darcy. O enredo explora as dinâmicas de classe, reputação e a superação de primeiras impressões equivocadas em meio a bailes e convenções sociais rígidas.

O elenco é liderado por Keira Knightley (“Desejo e Reparação”) no papel de Elizabeth e Matthew Macfadyen (“Succession”) como Mr. Darcy, com Rosamund Pike (“Garota Exemplar”) interpretando Jane Bennet. A produção recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Atriz e Melhor Direção de Arte, sendo reconhecida pela crítica por sua abordagem visual dinâmica e naturalista que revitalizou o gênero de filmes de época. O sucesso do longa dirigido por Joe Wright (“O Destino de uma Nação”) inspirou um renascimento no interesse de romances de época, levando à proliferação de produções do gênero nos últimos anos, tanto na literatura quanto no streaming.


 

🎞️ HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

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O quarto filme da franquia baseada nos livros de J.K. Rowling retorna aos cinemas para celebrar duas décadas de seu lançamento original. A trama marca um ponto de virada sombrio na saga, com Harry sendo misteriosamente selecionado para competir no perigoso Torneio Tribruxo, enfrentando dragões e sereias enquanto lida com os desafios da adolescência e o retorno iminente de Lord Voldemort.

O enredo expande o universo mágico ao apresentar outras escolas de bruxaria e culmina em um dos clímax mais impactantes da série, onde o confronto físico com o antagonista se concretiza pela primeira vez. O filme equilibra as sequências de ação espetaculares das tarefas do torneio com o drama do baile de inverno e as primeiras tensões românticas entre os personagens principais.

Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint retornam aos seus papéis, com a adição notável de Robert Pattinson como Cedrico Diggory e Ralph Fiennes estreando como a forma física de Voldemort. O capítulo dirigido por Mike Newell (“Quatro Casamentos e um Funeral”) é lembrado por sua belíssima direção de arte vitoriana e por estabelecer o tom mais maduro que guiaria os capítulos finais da franquia.


 

🎞️ MUNCH: AMOR, FANTASMAS E VAMPIRAS

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O documentário propõe um mergulho na mente e na obra do pintor norueguês Edvard Munch, criador de “O Grito”. A narrativa estrutura-se como uma viagem pela Noruega, visitando as paisagens e locais que moldaram a visão artística de Munch, enquanto investiga seus temas recorrentes: melancolia, morte, amor e a passagem do tempo.

O roteiro explora a ideia de que Munch não pintava o que via, mas o que lembrava ter visto, focando em sua tentativa de traduzir fantasmas e vampiros emocionais para a tela. A produção combina análises de especialistas com uma abordagem visual que busca dialogar com a estética expressionista do artista, revelando um homem fascinante e complexo por trás de suas obras universais.

Dirigido pela italiana Michele Mally, o filme faz parte de uma série de documentários de arte voltados para o cinema, que inclui “Klimt & Schiele – Eros and Psyche” da mesma diretora. Em sua abordagem, Mally enfatiza a conexão entre a biografia atormentada de Munch e a potência atemporal de suas imagens, situando-o como um precursor fundamental da arte moderna.


 

🎞️ THE CURE: THE SHOW OF A LOST WORLD

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O filme-concerto captura a performance do The Cure durante a turnê “Shows of a Lost World”. A produção registra a apresentação da banda liderada por Robert Smith, focando na execução ao vivo das faixas de seu novo álbum, bem como em clássicos que definiram sua carreira de décadas no pós-punk e rock gótico.

O espetáculo visual é construído para imergir o público na atmosfera melancólica e intensa característica do grupo, utilizando a cinematografia para destacar a performance dos músicos e a reação da plateia. O filme serve como um documento do retorno da banda aos palcos com material inédito após um longo hiato de lançamentos de estúdio. O diretor Nick Wickham, especialista neste tipo de produção, já tinha filmado a turnê de 2018 da banda em “Cure 40: Curaetion-25-Anniversary”. O novo lançamento oferece aos fãs uma experiência audiovisual otimizada, capturando a sonoridade densa com as projeções visuais que compõem a identidade artística da turnê atual.


 

🎞️ SINISTRO – UM RAP DE NIKITI

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O documentário mergulha na cena do hip hop de Niterói através da trajetória do rapper Sinistro. O filme utiliza a biografia do artista como fio condutor para explorar a cultura de rua, a resistência cultural e as especificidades do rap produzido fora do eixo central da capital fluminense.

A narrativa acompanha os desafios e as conquistas de Sinistro, conectando sua história pessoal com o contexto social e urbano de “Nikiti” (apelido local para Niterói). Através de entrevistas, imagens de arquivo e registros de performances, o diretor Wagner Novais (“5x Favela: Agora por Nós Mesmos”) constrói um retrato da cena musical independente e da importância do rap como ferramenta de expressão e identidade para a juventude periférica.

O longa se insere em um movimento de valorização da memória do hip hop nacional, documentando personagens que foram fundamentais para a consolidação do gênero em suas respectivas comunidades.


 

🎞️ ABRE ALAS

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O documentário dirigido por Ursula Rösele propõe um encontro entre sete mulheres com idades entre 53 e 85 anos em um único cenário. O objetivo da obra é criar um espaço de escuta e performance onde essas protagonistas compartilham histórias e vivências que, por diversos motivos sociais ou pessoais, mantiveram silenciadas ao longo de suas vidas.

A estrutura do longa mescla depoimentos documentais com encenações performáticas, onde as participantes transformam suas memórias e traumas em gestos artísticos. Inspirada pelo método de Eduardo Coutinho e pela ideia de que a fala pode ser um ato de cura, a diretora conduz uma narrativa que investiga o “renascer feminino” e a liberação através da expressão coletiva.

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