Divulgação/20th Century Studios
“Avatar: Fogo e Cinzas” mantém liderança e chega a US$ 760 milhões
Terceiro filme da franquia de James Cameron segue no topo nos EUA após dois fins de semana, mas "Marty Supreme" e "Anaconda" movimentam o período natalino
Fenômeno das bilheterias
O terceiro capítulo da saga sci-fi de James Cameron, “Avatar: Fogo e Cinzas”, manteve-se confortavelmente no topo das bilheterias norte-americanas em sua segunda semana de exibição, ao longo do feriado do Natal. A produção somou sólidos US$ 64 milhões no fim de semana tradicional e US$ 88 milhões desde o dia de Natal, na quinta-feira.
Qual o desempenho comparado ao filme anterior?
O valor de três dias representa uma queda de apenas 28% em relação à sua estreia doméstica de US$ 89 milhões. O desempenho mostra uma retenção de público mais forte que a do filme antecessor, “Avatar: O Caminho da Água” (2022), que caiu 52% após uma abertura de US$ 134 milhões. Até agora, “Avatar: Fogo e Cinzas” gerou US$ 217,7 milhões na América do Norte e US$ 760 milhões em todo o mundo após dois fins de semana.
Se o precedente histórico se confirmar, a produção deve permanecer no topo também no novo ano. Vale lembrar que os dois primeiros filmes da franquia “Avatar” ocuparam a posição número 1 por sete fins de semana consecutivos, ultrapassando a marca de US$ 2 bilhões cada.
A consagração de “Zootopia 2”
Na verdade, as novidades natalinas não conseguiram desbancar nem sequer o vice-líder “Zootopia 2”. Em seu quinto fim de semana, a animação da Disney superou lançamentos recentes com US$ 20 milhões no fim de semana e US$ 25,2 milhões desde o Natal. Com um total de US$ 320 milhões no mercado interno e US$ 1,42 bilhão globalmente, a sequência se tornou o lançamento de Hollywood de maior bilheteria em 2025.
Um desempenho supremo de Thimothée Chalamet
Entre as estreias, o destaque foi “Marty Supreme”, da A24, que conquistou o 3º lugar com US$ 17,4 milhões em 2.600 cinemas. O filme acumulou US$ 27,1 milhões no feriado prolongado e totaliza US$ 28,3 milhões ao somar a distribuição limitada anterior. Esse resultado marca a segunda maior abertura da história do estúdio indie A24, atrás apenas de “Guerra Civil”, estrelado por Wagner Moura.
O sucesso inicial é atribuído à direção de Josh Safdie e ao empenho do astro Timothée Chalamet, que interpreta um campeão fictício de tênis de mesa dos anos 1950. A crítica amou, rendendo 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, enquanto o público (65% abaixo de 35 anos) deu ao longa a nota “B+” no CinemaScore. O lançamento no Brasil está marcado para 22 de janeiro.
O resto do Top 5
O thriller psicológico “A Empregada”, da Lionsgate, garantiu a 4ª posição com US$ 15,4 milhões no fim de semana. Estrelado por Sydney Sweeney e Amanda Seyfried, o longa já acumula US$ 46,6 milhões no mercado doméstico e US$ 64,9 milhões mundiais. Apesar de já estar há duas semanas em cartaz nos EUA, a estreia é só nesta quinta (1/1) no Brasil.
O lançamento de “Anaconda”, primeiro filme de Selton Mello em Hollywood, decepcionou com uma abertura em 5º lugar, arrecadando US$ 14,6 milhões no fim de semana e US$ 23,7 milhões desde o Natal. O meta-reboot, em que amigos tentam refazer o “Anaconda” original de 1997, teve recepção morna, com nota “B” no CinemaScore e 51% no Rotten Tomatoes.
“Anaconda”, pelo menos, não foi a pior estreia da semana. A desonra coube ao musical “Song Sung Blue: Um Sonho a Dois”, que abriu em 8º lugar com US$ 7,6 milhões. O filme protagonizado por Hugh Jackman e Kate Hudson agradou a quem viu, recebendo nota “A” no CinemaScore, a melhor entre as novidades. O público foi majoritariamente feminino (65%) e acima de 55 anos (53%). Já a crítica se empolgou menos, com 75% no Rotten Tomatoes. A estreia brasileira está marcada para 29 de janeiro.