
Divulgação/Netflix
“Apocalipse nos Trópicos” ganha prêmios internacionais e fortalece chances no Oscar 2026
Filme de Petra Costa vence categorias de Roteiro e Produção no IDA Awards, prestigiada premiação de documentários
Dupla vitória em Los Angeles
“Apocalipse nos Trópicos”, documentário de Petra Costa, conquistou dois prêmios importantes no International Documentary Awards (IDA) na noite de sábado (6/12), em Los Angeles. O filme levou as categorias de Melhor Produção e Melhor Roteiro, fortalecendo sua posição como candidato forte ao Oscar 2026 de Melhor Documentário em longa-metragem. “Que orgulho e que honra receber esse prêmio que não é apenas nosso, mas de toda equipe incrível de ‘Apocalipse nos Trópicos'”, celebrou Petra Costa em seu Instagram.
O filme aborda a relação entre política e religião no Brasil e traz entrevistas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o pastor Silas Malafaia, entre outras personalidades. “Dedico este prêmio ao meu companheiro Pancho Magnou, que atravessou comigo quatro anos em que eu falava apenas sobre Deus e fascismo, oferecendo amor e paciência quando o mundo parecia ruir. E à minha mãe Lian, por me ensinar coragem e dedicar sua vida à luta contra o autoritarismo e por um Brasil mais digno para todas e todos”, publicou a cineasta no Instagram.
Ficou fora das principais
Apesar das vitórias, “Apocalipse nos Trópicos” não levou os prêmios de Melhor Documentário em longa-metragem e Melhor Direção. A estatueta principal ficou com “The Tale of Silyan”, de Tamara Kotevska, que retrata uma família de agricultores na Macedônia do Norte. Já ao troféu de Direção foi para Brittany Shyne por “Seeds”, sobre fazendeiros negros.
Expectativa pelo Oscar cresce
A dupla premiação no IDA reforça a expectativa de que “Apocalipse nos Trópicos” seja um dos indicados ao Oscar de Melhor Documentário. A lista será divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 22 de janeiro de 2026.
Esta não seria a primeira disputa de Petra Costa pelo Oscar. Em 2020, “Democracia em Vertigem” também concorreu na mesma categoria, mas a estatueta ficou com “American Factory”.